Maira Miyazawa

Acidente no Surf – Pranchada na Cabeça 

Contarei neste post sobre a experiência de acidente no surf e de ter levado uma pranchada na cabeça: como isso aconteceu e como poderia ter sido evitado. 

Que o surf é um esporte radical a gente já sabe, mas o que muitos não sabem é que essa radicalidade muitas vezes está associada aos outros surfistas do que com o próprio surf ou com o mar. 

Por isso surfar com muita gente por perto não é legal e passa a ser um surf tenso. 

Acidente no Surf – Como aconteceu

Bom, vamos ao que interessa, estava eu no litoral sul, em um mar de 1 metrinho, com onda gorda e abrindo, mundo perfeito! 

Já tinha pego uma esquerda incrível mas como a onda era mais deitada nesse pico, fomos cada vez mais para o inside. 

Nisso, veio uma série maior e nela, um surfista em uma das ondas. Ele foi surfando a parede e quando foi finalizar a onda, simplesmente largou a prancha e tentou pular por cima da onda. 

Acontece que eu estava em baixo, pois tinha acabado de furar a onda anterior, vi que a prancha dele estava meio voadora e tentei afundar com o braço protegendo a cabeça, mas a dita cuja bateu mesmo assim. 

A minha sorte é que não foi o bico e nem a quilha, se não o estrago teria sido pior, porém herdei um belo galo. 

Na hora meu amigo veio conferir se tinha cortado e me ajudou, mas o ser humano que soltou a prancha só foi perceber o que tinha acontecido depois que meu amigo perguntou se ela tinha batido em mim.  

Eu fiquei nervosa e com medo de algo pior ter acontecido e enquanto o abençoado quis me dar “dicas” de como me proteger nessa situação, quando na verdade, era ele que não deveria ter soltado a prancha. 

Importante dizer que ele estava relativamente longe e a prancha só bateu em mim porque ele soltou e não porque não deu tempo de sair da onda. 

É claro que na hora eu não vi nada disso mas meu amigo me falou como aconteceu. Assim, chego no que deveria ter sido feito para evitar mais esse acidente no surf: 

Conheça as regras básicas do surf 

Uma das regras básicas do esporte é justamente essa: saber cuidar da prancha. Já fiz um post aqui e no Youtube sobre isso. 

Não adianta você querer ser um Medina se não sabe, antes de tudo, cuidar da sua prancha, além de outras regras básicas do surf. 

No caso, ele não poderia ter soltado a prancha ao sair da onda e, se não tinha o controle suficiente dela, o certo seria não ter ido até o final, próximo de onde estávamos em baixo. 

Isso porque tudo acontece muito rápido, deixando tudo mais perigoso mesmo. 

Eu por outro lado, poderia ter protegido melhor a cabeça haha,  

Nunca surfe sozinho(a) 

É por essas e outras que não podemos surfar sozinhos, se algo pior tivesse acontecido e eu estivesse sozinha, provavelmente ele não teria nem visto o que aconteceu e eu também não teria ajuda. 

Apesar de ter ficado com raiva, não discuti porque isso não seria solução e eu estava preocupada em ficar bem. 

Mas fica aqui mais um aprendizado para mim, e para vocês que espero não precisarem passar por isso para saberem como é rs. 

Mas quero saber de vocês, já sofreu algum acidente no surf? Conta aqui para a gente nos comentários. 

Fique ligado porque toda quarta-feira tem conteúdo novo.

Aloha! 

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *