Maira Miyazawa

Diferenças entre Surfar na Piscina de Ondas e no Mar

Foto de surfista surfando uma onda na piscina de ondas

Nesse post, vou te falar as principais diferenças entre surfar no mar e surfar na piscina de ondas. 

Recentemente eu postei no meu canal do Youtube o vlog da piscina de ondas que fui em Garopaba, em Santa Catarina.

Não tem como não tentar comparar as duas experiências que, na minha visão, são totalmente diferentes.

Essência do Surf 

Primeiro, vamos começar pelo princípio do surf, um esporte que foi criado para ser praticado no mar, onde as ondas se formam de acordo com o alinhamento do swell, vento, fundo, etc. 

Uma das coisas que torna o surf tão especial é justamente essa conexão com o oceano.  

Ele pode ser lento, pode ser rápido, pode ser caótico e pode ser inesquecível. 

Cada dia é um dia, cada onda é uma onda diferente, mesmo que seja um point break, ainda assim, é a natureza quem dita as regras. 

E extrapolando as questões do esporte, ir surfar é muito mais do que pegar onda, é sentir a brisa no rosto, é pisar na areia e é se conectar com o mar. 

Claro que também pode ser vacas inesperadas, crowd intenso ou frio de congelar o pé… mas é sempre uma surpresa haha. 

Surf na Piscina de Ondas

Já a piscina é mecânica, programada e com ondas perfeitas. 

Ao mesmo tempo que ajuda na evolução sobre a prancha, afinal, ter sempre a mesma onda para poder errar até acertar é privilégio para poucos, ela não te prepara para uma leitura de mar, por exemplo. 

Ela não te preparar para um perrengue em um dia de mar um pouco mais arisco. 

Ela não te ensina o que é pegar uma corrente e ter que sair dela no braço. 

Por isso, mesmo que ela ajude na evolução, tem coisas que só se aprende no mar, não tem jeito. 

Mas calma, não estou querendo julgar aqui, qual é melhor ou pior, embora eu tenha a minha opinião rs. Estou apenas desenhando com vocês essas diferenças. 

A onda do mar faz a prancha deslizar e flutuar mais sobre ela, já a onda da piscina parece que “agarra”, mas isso, para quem não tem referência, não faria diferença pois, a meu ver, é questão de costume e treino. 

A quantidade de ondas que se surfa em uma piscina tende ser maior, por ser algo programado, mas dependerá da quantidade de pessoas na sessão também. 

O drop é outra coisa para se acostumar, pois a onda da piscina é mais pesada e, por isso, faz com que a prancha seja mais impulsionada para frente e para baixo (dependendo do nível da onda). 

Mas mais uma vez, se é alguém que já aprendeu a surfar na piscina, não terá a referência do mar, então não será uma questão. 

O ambiente da piscina é mais rápido, dinâmico e objetivo, pode ser da preferência de algumas pessoas. As pessoas ficam em filas para esperar e se preparar para suas ondas. 

Já o mar traz a questão da leitura das ondas, posicionamento, além da espera pelas séries. 

Outro ponto importante, as piscinas infelizmente ainda não são acessíveis para a maior parte das pessoas, já o mar é democrático. 

Principalmente se falarmos em efetivamente treinar em uma piscina dessas, cada sessão é um valor a mais a ser pago, deixando o rolê bem custoso. 

Diferenças entre Surfar na Piscina de ondas e no Mar

A minha vontade era de fazer uma tabela comparativa haha, mas ao escrever o texto percebi que tem coisas que não são tabuláveis e mensuráveis. Principalmente quando falamos do surf no mar. 

Na minha opinião os dois são surf, mas são surfes diferentes e realmente não tem como dizer qual é melhor ou pior. 

São experiências que podem se complementar e não se excluem.  

Acredito que futuramente, pode haver pessoas que aprenderam a surfar em piscinas e que nunca entraram no mar, coisa louca de se pensar, né? 

Principalmente se falarmos em lugares mais distantes da praia, onde fica mais acessível uma piscina de ondas, do que o mar. 

Mas e você, o que acha dessas diferenças entre surfar no mar e surfar na piscina  de ondas? Conta para mim aqui nos comentários. 

Aloha! 

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *