Maira Miyazawa

Destino para Surf Trip :: Como Escolher?

Quer ou sonha em fazer uma viagem de surf? Vem comigo que eu te ajudo a saber como escolher um destino para a sua surf trip.

Estamos em tempos difíceis mas logo voltaremos a poder viajar livremente, sem preocupações de pandemia e tudo mais.

Enquanto isso, vamos nos programando e escolhendo nossas melhores opções de destinos e aqui vão alguns pontos importantes a considerar.

Nível de Surf

Eu coloquei esse item em primeiro porque ele, na minha humilde opinião, é o que guiará boa parte das decisões aqui.

Ter um nível básico de surf e evolução no esporte é importante para uma surftrip tanto por segurança quanto por questão de aproveitamento mesmo.

Do que adianta você estar no Hawaii se faltam princípios básicos de aprendizado no esporte?

Existem opções de destinos para iniciantes, mas principalmente nos internacionais, vale evoluir um pouco antes para poder aproveitar melhor o seu tempo e dinheiro.

Claro que viajar é sempre uma delícia! Mas considerando uma surf trip, onde o objetivo é o surf, é bom ter cautela nessa escolha para não se frustrar.

Vou me dar como exemplo, quando fui para o Peru, eu amei, passei bons momentos mas passei perrengues também e isso me fez entender que eu escolhi o momento exato para essa viagem, pois, um pouco menos prática no esporte eu teria voltado absolutamente frustrada.

Destino Nacional ou Internacional para a sua surf trip?

Considerando o nível de surf, outro item importante é definir se você fará uma surf trip international ou nacional.

Nós temos excelentes picos de surf no Brasil e de todos os níveis também.

A grande diferença é que a maior parte dos nossos picos é de fundo de areia, o que deixa as ondas mais inconstantes e é por isso que muitas vezes sonhamos com os destinos internacionais.

Porém, temos opções incríveis em nosso país também e a evolução será garantida nessa imersão de surf.

Desde o sul do país, como os picos de Floripa , por exemplo, até os destinos no nordeste, que além de ter lugares paradisíacos também, tem água quente haha.

Já a surf trip internacional proporcionará a experiência de conhecer outra cultura, falar outra língua e também a surfar ondas diferentes e possivelmente mais constantes.

 Tipos de Ondas

Como Escolher um destino para sua surf trip

Esse terceiro item é importantíssimo, os tipos de ondas devem ser levados em consideração na escolha do destino para a surf trip, uma para você poder alinhar usas expectativas e ao nível de surf e outra para saber qual equipamento levar.

Por exemplo, existem picos que só quebram esquerdas, se você é goofy é bem provável que você ame!

Já se você for regular, vai amar também haha mas é importante saber o que te espera.

Foi o que aconteceu comigo, escolhi um destino só de esquerdas e apesar de eu ser regular, amei e ainda consegui evoluir bastante meu backside.

Além disso, importante saber se o destino tem opções de ondas alinhadas com o seu nível de surf: mais gordas e lentas se for iniciante e mais rápidas e cavadas se você já é mais avançado e quer (pode) se desafiar.

Pesquisar o fundo dos picos é importante também, surfar em fundo de pedra e / ou coral pode ser uma experiência incrível ou amedrontadora, é sempre bom estar preparado para esse tipo de experiência.

Época (estação) e Previsão de Ondas

Não preciso nem falar sobre a previsão de ondas, né? Haha

É claro que previsão é previsão mas estar por dentro da época de melhores ondas no destino é importantíssimo.

Você pode até ir fora da época das melhores ondas, mas é importante pesquisar antes se os picos são constantes e se você encontrará algo para surfar.

Saber a estação do ano é importante também para saber o tipo de wetsuit que você levará: só lycra ou se precisará de long john e qual a espessura, por exemplo.

Lembrando que existem picos que independente da época, a água é gelada, por isso, é bom se informar antes.

Orçamento

Sempre importante lembrar esse ponto, né? Viagens pelo Brasil costumam ser bem mais em conta, pois não dependem do dólar.

Trips pra o nosso litoral são no geral muito mais econômicas e temos diversas opções de ondas, temperaturas e pressão rs.

Ainda assim, alguns países mais próximos aqui na América do Sul podem garantir uma viagem menos cara por conta da distância.

São países mais simples mas também proporcionam uma incrível experiência com altas ondas.

Idioma

Importante frisar que ao sair do país, é recomendável que você tenha o mínimo de inglês, pelo menos para conseguir se virar, principalmente se for sozinho(a) ou em turma pequena.

Muitos destinos de surf são rústicos e sem grandes estruturas de locais turísticos e para que você não passe aperto na comunicação é importante saber se virar.

Uma surf trip sempre será uma imersão de conhecimento, aprendizado e evolução, seja ela nacional ou internacional.

Viagens em si já são enriquecedoras, entrar em contato com outras culturas, costumes e ainda poder evoluir no surf em outras ondas e mares é uma experiência incrível.

Se você já é rato de surftrip comenta aqui as dicas que eu não falei para poder ajudar a comunidade também.

Espero que você tenha curtido e, se sim, fique ligado(a) porque toda quarta-feira tem conteúdo novo.

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *