Hoje vamos falar um pouco mais sobre estratégia de marketing e não especificamente sobre conteúdo.
A criação e a produção de conteúdo fazem parte da estratégia de marketing e não são a estratégia em si.
É claro que existe muito planejamento e estratégia em conteúdo também, mas estou falando do marketing de uma forma mais ampla agora.
Estratégia de Marketing – Conteúdo não é a única solução
Olha, eu também sou criadora de conteúdo e amo o que faço, mas não é por isso que penso ser a única solução.
Assim como outras estratégias, o marketing de conteúdo é uma das soluções para quem busca melhorar seu branding, awarness e vendas, mas não é a única.
Entender isso é conseguir ter uma leitura mais ampla do negócio e pensar mais estrategicamente nas soluções necessárias.
Com o avanço da era digital e o aumento dos usuários online, essa vertente está se tornando cada vez mais popular.
Quem não conhece um criador de conteúdo ou “blogueirinho” assim como são vulgarmente chamados?
Sim, essa frente traz resultado e está cada vez mais sendo explorada, mas não deve ser a única.
Pensar Estrategicamente é Crucial
Por isso é importante fazer uma boa análise do negócio, assim, a estratégia pode ser melhor definida para que o objetivo final seja alcançado.
Além disso, dependendo do estágio do seu negócio e do tamanho da sua empresa, é ruim você ficar refém da produção de conteúdo.
Isso por que pequenos negócios normamente não tem um departamento de marketing, muito menos alguém focado em conteúdo, sendo que a produção acaba ficando para quem também tem que cuidar do dia a dia dos negócios, vendas, financeiro, etc.
Por isso a análise do todo é essencial para saber se focar em conteúdo é a melhor tática e, se sim, como colocá-la em prática.
Expectativa x Realidade
É importante esclarecer que assim como uma construção de marca, o marketing de conteúdo leva algum tempo para gerar resultado.
Construir uma base sólida, se apropriando e formatando a sua biblioteca de conceitos leva tempo, pesquisa e muito trabalho.
Infelizmente não é algo do dia para a noite assim como todos nós gostaríamos e é por isso que dependendo da situação da empresa, pode não ser a melhor opção para o momento.
Unir resultado e vendas com construção de marca é algo discutido desde os primórdios dos negócios e, se fosse fácil, todo mundo seria uma Coca-Cola ou uma Apple.
Leia mais: O que é Marketing de Conteúdo?
Agora se você quer saber um pouco mais sobre marketing e como ele pode ajudar no seu business, continue acompanhando o blog, teremos muito mais conteúdos sobre o assunto por aqui.
Até logo!