A gente sabe que surf exige técnica, dedicação e constância, mas você sabia que a confiança no surf influencia e muito no seu desempenho?
Parece óbvio, mas na verdade isso é muito sutil e a confiança (ou a falta dela) pode aparecer de diversas formas no surf e isso faz toda a diferença.
Saber disso ajuda e muito, mas é claro que não é simplesmente decidir ganhar confiança no surf, é algo que precisa ser trabalhado.
A verdade é que, assim como na vida, isso tem que ser desenvolvido, mas identificar logo cedo é muito bom, por que fica mais fácil de trabalhá-la.

Por que a confiança no surf é importante?
O foco desse conteúdo é a confiança, pois pouco se fala disso e na hora da sessão faz toda a diferença, por que:
- Vai te ajudar a não se questionar ao entrar em uma onda (e deixar ela passar…);
- Ajuda também no caso de você ter que disputar onda na remada com alguém, e isso bastante, principalmente em picos crowdeados;
- Te ajuda a se sentir mais confortável no mar e sobre a prancha, seja sentado, remando ou até em pé nela;
A falta de confiança mina os seus movimentos
Lembro uma vez que fazia uma hora que eu estava surfando e não conseguia entrar em nenhuma onda.
Até que eu entendi que na verdade não era falta de remada e sim confiança, por que eu estava com medo de embicar, embora eu já soubesse dropar e o mar estava de acordo com o meu nível de surf.
Quando me dei conta isso, a chavinha mudou, por que lembrei da minha capacidade… resultado: comecei a entrar em todas e sem embicar.
Então o que você pode fazer para tentar aumentá-la?
Falando de forma prática, aqui vão algumas dicas, mas é claro que trabalhar a confiança fora da água também é importante (com autoconhecimento, por exemplo).
Mantenha treinos constantes
Manter os treinos dentro e fora da água é imprescindível para melhorar o seu surf e isso ajuda a construir sua confiança dentro da água.
Uma por que a cada treino você ficará mais confortável com seus equipamentos e também vai pegando mais experiência e intimidade com o mar.
Questão de experiência
E sobre ganhar experiência… não tem jeito, é com o tempo. Até para quem já é naturalmente confiante, saber fazer os movimentos corretos e mais certeiros, exige treino e tempo na água.
Então, vamos com calma e sem se cobrar tanto, por que tudo e cada um tem seu tempo.
Escolha picos e dias que estejam compatíveis com o seu surf
Já falei disso no post sobre o Flow no Surf (vou deixar o card aqui se quiser conferir) e reforço aqui, escolher o pico e as condições certas para o seu surf fará toda a diferença também na questão da confiança.
Uma por que você se sentirá mais confortável e não terá que lutar contra os seus medos e receios na hora da sessão.
Lembre-se: Tudo o que você fizer com medo, vai dar errado… não sei se isso piora ou ajuda no caso, mas é a realidade hahah.
O surf é para todxs
Entenda que o surf é sim para todos e por mais que às vezes a gente ouça umas baboseiras por aí, todo mundo um dia começou do começo e estar aprendendo não deve ser vergonha para ninguém.
Excesso de confiança no surf também é ruim
Excesso de confiança também é ruim, por que pode te colocar em situações perigosas se você não souber administrá-la.
Não sei se você já ouviu histórias de surfistas experientes que foram surfar em dia de ressaca por exemplo, mar storm e tudo mais e morreu…
Sim, isso acontece com todos e ter consciência das nossas limitações é muito importante, o que não pode acontecer é elas nos dominarem.
Galera, manda para um amigo ou amiga se você gostou do conteúdo e fica ligado por que toda quarta-feira tem post novo.
Aloha!