Maira Miyazawa

O Estado de Flow no Surf

O que é o estado de flow? Hoje vamos falar dessa sensação mágica e como conseguir chegar nele no surf.

O QUE É O ESTADO DE FLOW NO SURF?

Flow é um estado da mente no qual a gente fica 100% imerso no que está fazendo.

Ele nos trás 100% para o presente e torna o nosso surf mais intenso e muito maravilho.

Além disso, traz uma pitada de desafio mas ao mesmo tempo é incrivelmente prazeroso, por isso, você esquece do horário, das contas para pagar e de todos os outros problemas.

O estado de flow pode acontecer em qualquer área, não somente no surf, como em algum outro esporte, hobby, e até mesmo no trabalho, mas aqui, falaremos do surf, claro.

Esse estado surge quando o nível de habilidade está totalmente compatível com o nível de desafio gerado.

COMO EU SEI SE ATINGI O FLOW?

Se você não viu o tempo passar, se você estava completamente focado e muito feliz, aproveitando o momento e sem distrações, você provavelmente atingiu esse estado.

O estado de flow é, a grosso modo, “sair de cabeça feita” mas em um nível ainda mais alto.

É exercer 100% do surf, consciente de todo os movimentos, atingindo o seu objetivo e se sentindo extremamente grato com o resultado.

COMO POSSO FAZER PARA ATINGÍR O ESTADO DE FLOW?

Antes de tudo, a condição do mar precisa estar alinhada com o seu nível de surf e infelizmente isso não está em nossas mãos, por isso é comum não atingirmos esse estado facilmente.

Porém, se você conseguir achar um pico com essas condições adequadas para você, seja qual o seu nível de surf, isso será o início de tudo.

Por que se você é iniciante e entra em um mar mais complicado, não ficará confortável e consequentemente não conseguirá focar no momento com a devida tranquilidade.

Já em um nível avançado, se entrar em um mar muito pequeno ou fácil demais, o flow também não aparecerá por que não existirá aquela pitada de desafio necessária para te instigar. Por isso, o nível do desafio deve estar alinhado com a sua habilidade.

As condições adequadas são importantes para que você se sinta confortável o suficiente para poder se desafiar um pouquinho a mais, de forma que você consiga controlar e perceber o que está dando certo e o que não, tendo um feedback instantâneo.

Escolha o pico certo

Por isso, escolher o pico certo é uma forma de tentar se aproximar com as condições ideais para o seu nível de surf.

Considerando tanto a velocidade e a força da onda, como também a formação que ela está no dia.

Se você é iniciante, escolher um pico com onda cavada, vento terral e maré seca não é nada apropriado, porém, essa condição seria ideal para um surfista já de nível avançado, por exemplo.

Defina o objetivo

Ter um objetivo em mente para a sessão de surf te ajudará a ter mais foco e consequentemente focar mais do presente e “na sua performance”.

Você pode definir treinar mais a remada, por exemplo, ou uma manobra específica.

Cuide do seu corpo e mente

Mantenha-se hidratado, isso ajudará o seu cérebro a funcionar melhor, e beba café se você gostar e tiver esse costume, pois, a cafeína ajudará a estimular o foco.

Permita se concentrar, tente limpar a sua mente para ficar 100% imerso naquela sessão de surf.

Tente se livrar das preocupações externas e se proponha a ficar essa 1h ou 2h totalmente focado nisso, se precisar, medite antes de entrar na água (mas não esqueça do alongamento também kk).

Bônus

O estado de flow é uma sensação de cabeça feita em um nível ainda mais alto, é como se você fosse mentalmente recompensado pela sua performance naquele surf.

E por que nem sempre atingimos o estado de flow? Além de nem sempre estarmos nas condições do mar ideal, existem muitas outras variáveis no surf que também inibem esse estado, assim como a preocupação com o crowd e questões do ambiente (bichos, clima, etc.).

E também tem a questão interna, estar estressado ou ansioso também inibe esse estado e por mais que o surf ajude nisso, são esses sentimentos que atrapalham a gente chegar nesse estado tão maravilhoso.

Se você se interessou pelo assunto, pode saber mais sobre ele aqui nesse site. E se está buscando formas de evoluir no surf, veja essas dicas aqui.

Mas me fala, você já sentiu esse estado de flow também? Me conta aqui.

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *