Maira Miyazawa

Como economizar em viagens (Surftrips ou BV)

Para a maioria dos mortais, é necessário economizar para conseguir viajar cada vez mais, certo? Então aqui vão algumas dicas de como economizar em viagens, seja surftrip mais longa ou bate e volta.

Assim você gasta menos, mas ainda assim com o mínimo de conforto, muita diversão e claro, surf.

Quem disse que vida de surfista é luxo? Tem muita gente que ainda acha que surf é coisa de rico haha, deus me livre mas que me dera.

A verdade é que a gente aprende a fazer mais com menos a cada viagem e por isso vamos aqui dividir essas dicas com os coleguinhas.

Para economizar em viagens, faça bate e Volta

O bate e volta é uma ótima opção para quem mora nas cidades, assim gasta-se menos por que não precisa pagar hospedagem e surfa-se mais.

Nesses casos, acaba valendo mais cair nas praias mais próximas, como no Guarujá, Bertioga e até São Sebastião, ou então, no litoral sul, para quem é da capital, por exemplo.

Por que picos mais próximos exigem menos gasosa, e ainda assim tem ótimas opções de ondas e para todos os níveis.

Divida os gastos de Gasolina e Pedágio

Mas está aí o pulo do gato…

O bate e volta vale ainda mais a pena se você consegue encher o carro (ahh boas lembranças da época sem pandemia…) assim você racha a gasosa, pedágio e estacionamento, por exemplo.

Mas mesmo em viagens mais longas, sempre acaba valendo a pena ter uma companhia por que além de ser mais divertido e seguro, a hospedagem fica mais em conta também.

Escolha Estacionamento com Ducha

Ao ir para um pico de carro, existem opções de locais nos quais é possível deixar o carro na rua, porém, lembro que carro de surfista é muito visado e existem riscos que não valem a pena correr.

Além de ser mais seguro, se você seguir a dica anterior de ir com mais gente, deixar o carro no estacionamento não aumenta muito o valor e você ainda tem uma duchinha para tirar o sal do corpo depois do surf.

Outra coisa é que quando deixamos o carro na rua, temos que dar um jeito na chave e isso geralmente é um problema. Esconder a chave na areia é uma saída mas nada recomendável, e por mais que você leve a chave com você, sempre terá aquela preocupação de não perdê-la ou acontecer algo com o carro.

Sinceramente não acho que vale a preocupação.

Compre passagens com antecedência

Para as viagens longas e que exigem avião, nada melhor do que se programar e comprar as passagens com antecedência.

Tudo o que é em cima da hora, sai mais caro, a não ser que você dê sorte de pegar alguma promoção de última hora, mas vai correr o risco de não conseguir?

E se puder, evite épocas de alta temporada, elas fazem os locais estarem sempre cheios superfaturados.

Pesquise Hospedagem mais Barata

Para aquelas viagens de final de semana ou até as mais longas, sempre temos boas opções de hosteis e guest houses bacanas muito aconchegantes para ficar.

Um hostel bem localizado e com um bom café da manhã resolve muito bem. Uma por que dependendo do pico você não precisa ir de carro e economiza com o estacionamento e outra por que se tiver café você economiza tempo e dinheiro, uma vez que não precisará ir na padaria.

Opte por comida boa e barata

Tem gente que consegue levar sua própria comida nos bates, mas eu sinceramente não consigo economizar com comida haha, por isso busco lugares que sirvam bem e tenham comidinhas honestas (famosos PFs e self-services).

Se for o lanchinho tudo bem, mas substituir o almoço por bolacha de água e sal não é comigo, como muito e com gosto, ainda mais no pós-surf.

Achar um bom restaurante e barato (que seve bem) é a solução para os bates mas também para viagens mais longas.

Como economizar em viagens

Assim a gente garante comida boa e não fica passando fome desnecessariamente.

E sempre que puder, prefira cozinhar no hostel / hotel do que comer fora, uma por ser mais barato e outra por ser mais saudável, já que você sabe a procedência.

Mas é claro que você não está na viagem para passar o dia na cozinha, por isso, a dica é tomar aquele cafezão da manhã do hostel, almoçar fora e então fazer o jantar com comidas compradas no mercado.

Isso já dá uma boa economia no orçamento.

Vamos economizar em viagens mas lembre-se: o barato sai caro

Aqui eu tenho um ponto importante e que justifica essas escolhas não tão baratas (por que tem gente que deixa o carro na rua tranquilamente, come uns farelos ao invés de almoçar e até dorme no carro para economizar hospedagem se bobear).

Mas o meu ponto é que o barato sai caro… já ouviu essa frase? Pois é… rs.

Eu tenho um exemplo muito claro sobre isso de quando fui para o Peru, nessa ânsia de querer economizar e eu meu amigo optamos por alguns restaurantes um tanto duvidosos… e adivinha o que aconteceu?

Ao invés de gastar com comida boa a gente gastou com os remédios depois tentando recuperar a saúde de tanta dor de barriga que a gente teve hahah.

Ao mesmo tempo que correr riscos como roubarem o seu carro, gastar mais tempo e dinheiro com translados para compensar hospedagens longe dos picos nos casos de viagens mais longas, são contas que precisam ser feitas antes das viagens.

Por que não adianta nada você escolher as opções mais baratas antes e acabar gastando ainda mais para remendar essas escolhas ruim depois.

Nem luxo, nem lixo

Dá para fazer boas economias em viagens sem precisar passar por perrengues desnecessários.

De perrengue só os que a gente passa dentro do mar kkk.

Se organizar financeiramente para separar as moedinhas das viagens é o mais importante. Não tem mágica e nesse caso é a matemática que conta.

 Você tem alguma outra dica de economia que eu não falei aqui para compartilhar com a gente? Coloca aqui nos comentários.

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *