Eu não sei o que dá na cabeça desses doidos (e me incluo nessa) de querer fazer um esporte tão difícil… que precisa de um mar para isso, e não mora na praia… esses são os surfistas sem mar.
É a coisa mais louca, o surf em si já é bem desafiador, agora imagina para quem vive longe da praia e não tem a oportunidade de surfar com tanta frequência.
É por isso que eu digo que ser surfista da capital (ou do interior) é para os fortes.
Ainda mais quando você quer e busca uma evolução, tendo o surf como um esporte mesmo.
O surfista sem mar acorda zero hora (às vezes nem tanto haha)
Aqui eu faço uma ressalva por que eu mesma não tenho o costume de madrugar para pegar a estrada, mas o fato é que o surfista sem praia precisa acordar mais cedo para poder chegar à praia e pegar um mar bom.
Os melhores horários são aqueles bem cedo ou o fim de tarde, mas se você não mora da praia, vai fazer de tudo para aproveitar todos os momentos, ou seja, borá ralar e acordar cedo.
E quando a gente tem compromisso e sempre arranja um jeito de surfar antes? Já teve alguns almoços que eu fui com a roupa do corpo e com a areia ainda no pé, só para não perder o surf.
Os surfistas sem mar estão sempre viajando
Para conseguir praticar o esporte, é pé na estrada, qualquer oportunidade de viajar a gente já está esquematizando um bate e volta ou uma surftrip.
Seja de final de semana ou de semana, por que existem aqueles surtudos e sortudas que conseguem entrar mais tarde no trabalho para dar uma surfadinha de manhã.
O lado bom é poder explorar vários picos diferentes e conhecer muitos lugares, a gente não precisa ficar preso à um pico só, podemos escolher o que tem a melhor onda no dia, por exemplo.
Parecem ricos mas isso é fake news
Por viajarmos com frequência, parece que nadamos no dinheiro, mas a verdade é que a maioria das vezes a gente faz viagens o mais low cost possível para conseguir fazer sempre.
É claro que temos que separar uma grana só para as viagens, já que elas já fazem parte do nosso estilo de vida.
Mas esse é o balanço que temos que fazer todo mês, deixando sempre vários tostões no porquinho de viagem, e é exatamente por isso que na maioria dos casos, não dá para fazer viagens à La rei do camarote.
Os surfistas sem mar amam uma previsão de ondas
Aqui eu não sei se é amor ou necessidade mesmo, por que imagina a gente pegar a estrada e descobrir que o mar tá flat só quando chega na praia? Sem condições, né?
Apesar de ser só previsão, a gente não vive sem por que não temos como só olhar o mar pela janela, infelizmente.
E fica mais engraçado quando a gente é tão fissurado que acaba de voltar da viagem e já está abrindo a previsão para o final de semana que vem… mesmo sabendo que até lá ela pode mudar e muito! Mas é só pra saber, né? Ir monitorando, acompanhando, esquematizando rs.
Os surfistas sem mar treinam em casa e/ou na piscina
Uma das formas de manter o corpo esperto e com o mínimo de condicionamento para o surf é fazendo os treinos funcionais em casa, seja um pilates, yoga, natação, etc…
E isso é muito necessário por que o corpo precisa dessa manutenção durante a semana para aguentar o surf só nos finais de semana.
E outra, se você pensa em evoluir, não tem como deixar os treinos de lado.
Os surfistas sem mar sofre quando tem que voltar
Uns mais outros menos… mas é fato que deixar a praia não é fácil, saber que teremos que ficar mais longos 5 ou 6 dias sem poder surfar dói, real.
Principalmente se o dia foi um dia de altas ondas e vibe boa demais.
E o pior, quando ainda tem altas mas é domingo e a gente precisa voltar…
E vocês sabem como funciona lei de Murphy, né? Parece que a regra é, só rola altas de segunda à sexta, fim.
Os surfistas sem mar (muitas) vezes sonham em morar na praia
E é também por isso que muitos sonham em morar na praia…
Independente do motivo, muitos não podem morar na praia, mas esse sonho se mantém e vira e mexe surge aquela vontade cutucando a gente.
Moramos longe do mar, mas nunca deixamos de pensar nele.
É isso galerinha, se você conhece um surfista sem mar, manda esse vídeo para ver se ele se identifica haha.
Fica ligado no blog por que toda quarta-feira tem conteúdo novo, hein? 🙂
Aloha!
1 thought on “Os Surfistas Sem Mar (da Capital ou do Interior)”