Iniciarei uma série de posts para explicar mais sobre branding, marketing e principalmente sobre marketing de conteúdo.
Isso por que, além de ser minha especialidade, é um tema cada vez mais atual e necessário para o aumento de valor das marcas e aproximação com o público-alvo.
Marketing de Conteúdo
De forma sucinta, o marketing de conteúdo é o conjunto de materiais (fotos, vídeos ou textos) que contém uma história que faça parte da essência da marca.
Esse pacote de conteúdo, deve traduzir a identidade da marca, gerando assim, identificação com o público-alvo.
Criação de Conteúdo
Importante dizer que a criação do conteúdo PRECISA ser autêntica e autoral, se não, soa falso, assim como uma pessoa tentando se passar por alguém que ela não é.
Esse conteúdo pode ser por meio de textos, fotos ou vídeos (online ou não) e devem impactar o público-alvo de forma natural, uma vez que é o prospects ou o cliente que buscam o conteúdo e não o contrário.
Para um conteúdo atingir o seu objetivo ele precisa estar totalmente alinhado à estratégia da marca e ao que o público necessita.
Para que serve o Marketing de Conteúdo?
O objetivo final é o de aumentar as vendas sim, mas com base em geração de valor à marca e real engajamento com o público-alvo.
Com o marketing de conteúdo as marcas passam a proporcionar experiências realmente relevantes para os clientes ou prospects.
Essa é uma forma inteligente de aproximação com o público, pois visa oferecer o que ele precisa, solucionando problemas de imediato.
A partir daí existe uma troca, onde o cliente recebe o que precisa, reconhece a marca como uma autoridade no assunto e passa a adquirir seus produtos e/ou serviços quando precisa.
É algo novo mas nem tanto!
O conceito de marketing de conteúdo em si é novo, pois foi recentemente formatado e descrito dessa forma.
Porém, a ideia de gerar valor com conteúdo relevante já é antiga e vem sendo lapidada com o tempo.
A evolução da propaganda passou por momentos de “compre por que você precisa disso” como os comerciais de décadas passadas, até o presente, no qual a mensagem é “eu respondo o que você precisa e em troca você compra comigo se quiser”.
Propagandas antigas
Um exemplo de tentativa de marketing de conteúdo, ainda que nos moldes antigos da propaganda, foram os comerciais de absorvente interno.
Neles, mulheres apareciam mais livres para andar de bicicleta, à cavalo e nadar tranquilamente, o que um absorvente externo dificulta fazer.
O marketing evoluiu muito, ainda bem! Rs e atualmente entendemos que para ser considerado bom, o conteúdo precisa gerar identificação, ser útil e condizente com a realidade.
Publi-editoriais
Outro exemplo antigo de tentativa de criação de conteúdo offline, são os publi-editoriais, que têm informações relevantes do universo do produto ou serviço mas que também agregam valor.
Essa mudança de comportamento das marcas se deve principalmente pela mudança de comportamento do consumidor, no qual ele dita as regras e não mais o contrário.
O atual papel do marketing de conteúdo
Podemos dizer que a evolução da propaganda se deve muito ao aumento do poder de escolha do consumidor e aumento de sua voz, no ambiente online principalmente.
Por isso, nós do marketing somos desafiados a produzir conteúdos cada vez mais relevantes, ainda bem!
Bom, se você quer saber mais sobre esse assunto, fique ligado por que teremos mais posts sobre isso por aqui.
Até logo!