
Quer saber o que uma consultoria de marketing faz? Confira neste post.
Antes de tudo é importante primeiramente explicar o que é uma consultoria de marketing, que é uma empresa que analisará o seu negócio, fazendo um diagnóstico de como o fluxo de processos de marketing e comunicação estão funcionando, entendendo do mercado e da concorrência, para sugerir melhorias que irão impactar nas vendas e nos resultados da sua empresa.
Então basicamente uma consultoria de marketing faz todo um estudo da sua empresa na perspectiva de marketing e comunicação para identificar as falhas, oportunidades, bem como fortalecer o que está dando certo, com o propósito de alavancar os seus resultados.
Uma consultoria é a mesma coisa que uma agência de marketing?
Não, o trabalho de uma consultoria é diretamente com a parte estratégica da empresa, entendendo do negócio como um todo, para que sejam definidas ou redefinidas as rotas de comunicação, de acordo com os objetivos alinhados.
Uma agência de marketing trabalha mais no viés tático da comunicação da empresa e dos produtos. Ela pode ser responsável pelas campanhas de comunicação, branding ou performance, mas atuam mais diretamente com a parte operacional.
Para quem a consultoria de marketing se destina?
Empresas de qualquer ramo ou indústria podem se beneficiar com este serviço, uma vez que sempre há espaço para melhoria de processos e de correções de rota.
Porém pequenas e médias empresas podem tirar um proveito extra, já que normalmente existe uma lacuna de conhecimento especializado para este tipo de orientação internamente.
E ao contratar uma consultoria, a empresa recebe um norte poderoso para que direcione sua estratégica e marketing e comunicação, bem como envolva o seu time neste cenário.
É um momento bom para este tipo de estudo, principalmente se a empresa visa o crescimento e a expansão de sua receita e seus negócios.
Qual o valor de uma consultoria especializada?
O valor da consultoria pode variar muito entre regiões do país, mercado e principalmente com relação à marca do prestador de serviço.
É possível encontrar consultorias que fazem diagnóstico desde R$ 3.000,00, até R$ 20.000,00 e a perder de vista.
Isso porque depende do tipo de estudo necessário, metodologia, estrutura da consultoria e da demanda em si.
Mas você não precisa investir todo o caixa da sua empresa para conseguir uma boa orientação, o importante é conhecer a empresa ou o profissional, sentir confiança no seu trabalho e trabalhar em parceria com eles para que as informações sejam fornecidas de forma satisfatória.
Um trabalho bem-feito, pode mudar a realidade e o norte dos seus negócios.
Contratei uma consultoria, como faço para saber se estou no caminho certo?
É importante lembrar que muitos resultados chegam no médio a longo prazo, então é normal uma certa ansiedade no início.
Porém, uma consultoria precisa de um tempo inicial mínimo para os estudos, avaliações e para que consigam definir a melhor estratégia para a sua empresa.
O importante é sempre ter uma comunicação muito clara entre o prestador e a empresa contratante, onde são definidos os prazos, entregas, quais os indicadores de sucesso serão medidos e claro, os resultados.
Acompanhando essas datas chaves e verificando os resultados juntamente com a consultoria, você conseguirá entender se o caminho que estão trilhando está correto e se as metas serão atingidas com a progressão das ações.
O envolvimento da consultoria na realização do trabalho de marketing
A consultoria dará todo o direcionamento do trabalho de marketing para a empresa, ajudando a definir a estratégia, o plano de ações e fará o acompanhamento das implementações delas no marketing, bem como o acompanhamento dos resultados da performance dos negócios.
Você não precisa ter um departamento robusto de marketing para realizar este tipo de contratação, uma vez que as estratégias são definidas com base na realidade de cada empresa.
A parte operacional de marketing pode ser feita internamente ou até mesmo de forma terceirizada, de acordo com a necessidade da sua organização.
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