Hoje falaremos sobre o que são marés e como afetam o surf na prática.
Por que é interessante você começar a entender de mares? Como enxergá-las nas previsões de ondas? O que isso influencia no seu surf?
O que são as marés
As marés são movimentações de ondas marítimas influenciadas prioritariamente pela lua, sol e rotação da Terra.
Quando essas ondas chegam maiores nas encostas, dizemos que a maré está alta, quando são menores, dizemos que maré está baixa.
O que fazem essas ondas serem maiores ou menores são os movimentos desses astros em torno da lua, junto com a rotação da Terra e a gravidade.
Condições climáticas podem eventualmente influenciar nas marés também, mas para isso tem outro nome (maré meteorológica).
Isso bem a grosso modo, pois não vou entrar em explicações científicas aqui.
Esse ciclo da maré acontece a cada 12 horas e 24 minutos aproximadamente e é por isso que temos mais de uma maré por dia.
Como esse tempo não é preciso (12 horas redondo, por exemplo), a maré varia entre os dias, não sem possível determinar uma hora específica para ela estar alta ou baixa.
Como ver a maré na previsão de ondas
A gente consegue ver a maré na tábua de maré nos sites de previsão de ondas.
Aqui no Surfguru por exemplo, ele demonstra a altura com essa ilustração de onda, pelo horário do dia.
Aqui a gente pode perceber a diferença de aproximadamente 12 horas entre um pico de alta e outro.
Por que devo saber se a maré está alta ou baixa para surfar?
A maré alta ou baixa também influencia na formação das ondas e o período de transição entre as marés também.
Quando a maré está alta, as ondas ficam mais cheias e o mar mais volumoso. Já quando está baixa, as ondas ficam mais cavadas, e o mar mais seco.
Então na prática, te ajuda a avaliar se o seu surf será mais com ondas gordas ou cavadas.
Lembrando que isso está diretamente ligado ao pico de surf que você escolhe surfar.
Por exemplo, quando eu surf em um mar mais gordo, por surfar de pranchinha, eu prefiro que a maré esteja secando. Mas se estou em um pico de ondas cavadas, eu com certeza fugirei da maré seca, onde provavelmente terão ondas mais tubulares e com a bancada rasa.
Na minha experiência eu percebi que a maré enchendo normalmente estraga um pouco o mar, deixando-o mais confuso de ler e as ondas mais desformes.
Já com a maré vazando, é o melhor momento, considerando meu surf de pranchinha e a formação da onda.
O que são marés e como afetam o surf? Por que entender?
Saber ler a maré não é algo que te fará deixar de surfar, mas sim entender melhor a condição do mar que você surfará e, de repente, escolher melhor o pico ou o horário de acordo com o seu estilo e nível de surf.
Maré baixa em picos de tombo, é para os prós, por exemplo, pois serão aquelas condições difíceis com ondas quebrando em bancada rasa.
Normalmente este tipo de conhecimento a gente não sente falta no início do surf pois temos um professor que ajuda a escolher o pico ou o local do pico com as melhores condições para a aula.
Melhor ainda até quando ele empurra no tempo certo da onda haha, faz com que a gente não precise pensar em nada.
Porém quando começamos a ganhar mais autonomia e ir surfar sozinhos, temos que ter isso em mente para tentar encontrar o melhor momento para o surf, ou então saber o que nos espera.
Leia também: Quais são as condições ideais para surfar?
Bom, espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o que é a importância das marés para o nosso surf.
Aloha.