Maira Miyazawa

Surfar no Frio, é Possível?

Surfista de longjohn segurando prancha com gopro

Surfar no frio, quem é o doido que gosta? Eu não sei vocês, eu amo surfar e vou inclusive no inverno, mas gostar de surfar no frio já seria demais para mim. 

Confesso que tem épocas mais fáceis de driblar a preguiça, mas na maior parte das vezes realmente fica difícil. 

E o que podemos fazer para não pular um dia de ondas boas, com preguiça de surfar em um dia gelado? Vamos falar disso aqui. 

Se você é como eu, que tem poucas oportunidades de surfar e por isso que manter a constância mesmo no frio, aqui vão algumas dicas para não furar o surf. 

1 – Esteja preparado fisicamente e com seus equipamentos para surfar no frio

Algumas pessoas são mais friorentas do que outras e por isso é bom conhecer o seu corpo para saber o que você precisará levar. Isso também varia dependendo da região do surf. 

Eu tenho surfado no litoral de São Paulo, que é gelaaado, mas nem se compara às águas do RJ e do Sul por exemplo. 

Então conhecendo o pico e os seus limites, invista em um bom long john e talvez até botinha de surf, se for o caso. 

Além disso, é bom estar preparado fisicamente e com boa imunidade, por que surfar congelando realmnete não é brincadeira e não queremos dar sorte para o azar, né? 

O inverno é complicado pois, além do frio, muitas doenças respiratórias acabam aparecendo, então se você não está 100% talvez não seja a melhor opção insistir no surf. 

2 – Não Pense 

Tirando essa ressalva aí de cima com relação a estar bem fisicamente, a segunda dica é: não pense, porque quanto mais você pensa, maior a chance de não ir.  

Sugestão: Já deixe suas coisas preparadas no dia anterior, sem se questionar se você vai mesmo ou não, só arruma. No dia seguinte é levantar, se trocar e ir, sem choro 

nem vela. 

3 – Escolha bem o pico 

Escolher um bom pico é o ideal para fazer valer o perrengue no frio rs. Ainda mais considerando que no inverno, as ondas normalmente ficam menos amigáveis e eu não digo só pelo tamanho.  

Elas ficam mais grosseiras, pesadas e em um dia de surf nublado e chuvoso, a chance de você pegar um mar mexido e sem boa formação é grande. 

Dependendo do seu nível de surf, talvez você goste de um mar craca e não se importe muito com isso, mas para os que estão no processo de evolução, é sempre bom achar um pico menos arisco e que dê mais oportunidades de pegar boas ondas. 

Isso também ameniza os riscos de acidentes e lesões. 

 Lembrando aqui que, se estiver com raio ou trovejando, nem pense em sair de casa, hein? 

4 – Arrume Surfers Tão fissurados Quanto Você 

Eu já fui surfar sozinha no inverno, algumas vezes (sempre acabava encontrando gente conhecida no pico mas a ida era solo) e isso realmente é bem difícil. 

Por isso achar amigos que sejam tão fissurados em surf quanto você, a ponto de te incentivar a surfar mesmo no inverno, vale ouro. Um ajuda o outro a não desistir. 

5 – Respeite os seus limites 

Eu já cheguei a deixar de sentir o meu pé por conta do frio e água gelada em um dia de surf no inverno, tive certeza de que alí era o meu limite, inclusive se meu pé quebrasse, eu provavelmente nem sentiria, o que passou a ser perigoso. 

Então, por melhor que esteja a sessão de surf, se o seu corpo der sinais é melhor ouvi-lo. 

Quem nunca ficou no mar até que meia boca, na expectativa de pegar boas e enquanto esperava começou a congelar de frio? Remar de um lado para o outro pode ajudar, mas não segura uma sessão inteira, até porque o corpo já trabalha a mais com esse frio todo, john pesado e respiração mais difícil. 

E outra, é básico, mas sempre bom lembrar: não deixe de se aquecer antes. 

6 – Valorize as coisas boas 

Se estamos falando de surfar no frio, provavelmente estamos falando em surfar no inverno e, sim, geralmente é a época de ondas maiores e mais consistentes, por isso, já vale todo o sacrifício.  

E um dia com boa formação, pode proporcionar uma das melhores sessões da vida. 

Além disso, existem bons momentos pós-surf que são preciosos, como um banho quente, uma roupinha quentinha, um chá ou um café pelando… e tudo isso com a sensação de cabeça feita e o treino em dia. 

7 – Pense na sua evolução 

Se nenhuma dessas dicas até agora te convenceu que vale a pena surfar no frio, também é bom lembrar que treinos em mar de inverno e no frio, com john, são ótimos preparadores para as outras estações do ano. 

Além de encarar ondas mais fortes, você treina estar em um mar mais difícil, mantém a remada e não fura a consistência do surf. 

Ou quer dizer que se fizer frio durante todo o inverno você fica 3 meses sem surfar? Aí não, né? Depois não vem reclamar que não está evoluindo. 

É por essas e outras que a gente sabe que é maluco, mas não larga esse esporte nem no frio rs. 

Leia também: Vaca no Surf – Como se Proteger

Mas e você, é dos que encaram o surf no frio e no inverno ou deixa passar? Conta para a gente aqui nos comentários. 

Aloha! 

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *