Ame ou odeie, elas vieram para ficar, saber como fazer marketing nas redes sociais é uma ferramenta poderosíssima para aumentar suas vendas.
As redes são ferramentas para você mostrar o seu trabalho, estar mais próximo dos seus clientes e potenciais clientes.
Mas não adianta ver a rede social como uma revista ou um canal de TV, isso porque o ambiente é outro, onde existe conversa e não só exposição de produtos.
Assim podemos tirar o máximo proveito dela onde, além de atrair público, podemos melhorar a partir do feedback dele.
Estar em tudo é não estar em nada
A não ser que você tenha uma equipe bem estruturada para isso e dimensionada da forma certa, você não precisa estar em todas as redes sociais.
Aliás, muitas vezes não há essa necessidade de estar em todas, mesmo com uma boa estrutura para isso.
O ideal é selecionar as redes que mais tenham sinergia com o negócio e a marca, além de ser as redes predominantes onde o público está.
Assim, você investe energia onde faz sentido e faz melhor do que se atirasse para todos os lados, desperdiçando recursos.
Tenha um bom plano
Ter um bom plano é essencial, não adianta postar por postar, o ideal é ser eficiente e fazer com qualidade pois é perceptível quando o conteúdo é raso e não gera conexão com o público.
Uma das formas para se ter um bom plano é estruturar um calendário de conteúdo, seja ele mensal ou trimestral.
Isso permitirá ter maior consistência nas postagens e maior planejamento das mensagens.
Cada post precisa ter requisitos básicos a serem atendidos para se tornar bom, o que nos leva ao próximo tópico.
Conteúdo de qualidade
Os pontos primordiais para serem atendidos nas postagens para que elas sejam de qualidade são:
- Estar alinhado com o seu público / persona – Esse ponto é essencial para que você fale com as pessoas certas e não jogue conversa ao vento;
- Resolver um problema – Resolver um problema é importante para o post ser útil. Com tanta informação e postagens nas redes, é preciso se destacar dos outros. E por problema eu digo uma questão, um sentimento ou uma necessidade. Às vezes a resolução está em levar entretenimento para as pessoas, às vezes é responder a uma pergunta mais objetiva.
- Gerar conexão – Gerar conexão é o que fará as pessoas quererem ver mais e mais do seu conteúdo, sem isso, você continuará a ser mais do mesmo. Além de reter o público, a conexão faz com que as pessoas engajem e queiram replicar o seu conteúdo.
- Não ter erros de português – Esse é a premissa básica para manter a credibilidade do seu negócio;
- Ter layout compatível com o negócio e público – Um design bom é importante no auxílio para gerar a conexão, mas também para ser mais agradável aos olhos do seu público.
Uma boa ferramenta para elaborar essas postagens é um mapa de conteúdo que, de forma suscita, ajuda a determinar assuntos chaves a serem abordados pela marca nas redes sociais.
Encurte o caminho para o público
As redes sociais são os canais mais próximos dos clientes e possíveis clientes até o momento, isso porque, na visão destes, elimina barreiras e burocracia para se resolver um problema ou entrar em contato.
E é dessa forma que ele precisa ser tratado pelas empresas também.
Não adianta ter redes sociais e só responder às mensagens a cada 15 dias, dessa forma não se gera conexão e muito menos engajamento.
Fale a sua verdade
Ter missão, visão e valores é algo que toda empresa precisa para deixar sua marca clara e as redes sociais permitem reforçar essas mensagens por meio das postagens.
O reforço do posicionamento da marca é importante e precisa ser constante. As pessoas buscam empresas e marcas cada vez mais humanizadas e responsáveis.
Mas além do posicionamento da marca, as pessoas tem cobrado o posicionamento sobre diversos assuntos e é importante que ele esteja alinhado com as verdades da empresa.
O cuidado é que, em uma atualidade totalmente polarizada, é importante saber expor o seu posicionamento com sabedoria.
De nada adianta afirmar que a empresa é defensora dos animais, enquanto faz testes com eles, por exemplo.
Foque no público e na persona sempre
Quer saber como fazer marketing nas redes sociais? Foque no seu público sempre.
Para o conteúdo ser efetivo e conectar com o público e persona, ele precisa falar a língua dele.
Por isso entender o que move e as dores da sua persona é importante para manter uma conversa mais próxima e que realmente interesse.
Tenha pessoas para ajudar
Se possível, tenha pessoas para te ajudar nesse processo de planejamento, criação e produção de conteúdo, bem como na análise dos resultados, isso porque te ajudará deixar o trabalho mais eficiente, além de te liberar para focar na administração do negócio.
Um bom social media sabe estruturar esse trabalho do início ao fim e não somente fazer posts aleatórios.
Leia também: Estratégia de Marketing – Não Vire Refém do Conteúdo
Apareça nas redes, isso gera conexão
Está aí uma coisa que não é obrigatória, nem todo mundo gosta, mas ajuda na hora de potencializar os resultados nas redes sociais.
Isso porque, conforme falei, as redes são canais mais humanizados e expor a pessoa responsável pelo negócio traz essa humanização melhor do que qualquer outra ferramenta.
Existem formas e formas de aparecer, tudo é adaptável à necessidade e às limitações de cada empresa.
Use todas as ferramentas, mas com sabedoria
Uma vez definidas as redes sociais a serem trabalhadas é importante usar todas as ferramentas que elas proporcionam, por exemplo, com posts estáticos, carrosséis, reels, stories e lives no caso do Instagram, mas sempre com sabedoria.
Nós percebemos quando um filme enrola ou um texto começa a encher linguiça, não é mesmo? Nas redes sociais não é diferente, fazer só por fazer não te trará resultados.
O importante é entender como cada ferramenta pode trazer melhor conteúdo para seu público e então seguir com ele.
Bom, espero que esse post te ajude a clarear um pouco sobre como fazer marketing nas redes sociais, é um universo amplo e ainda em evolução, mas uma excelente ferramenta de vendas.