Hoje vamos falar das mentiras sobre surf que circulam por aí e vamos desmascará-las, todas, todas, uma a uma!
Se você é iniciante venha aqui conferir para não cair nessas falácias e se você já é mais experiente, confere aqui para me dizer se não é assim mesmo haha.
Surfar é fácil
A clássica das mentiras sobre surf deve ser a primeira, muita gente diz que surfar é fácil, mas não é. Quem diz isso ou não surfa ou já surfa desde criança, aí é otopatamar, né minha gente, não dá nem para conversar haha.
A verdade é que o surf é um dos esportes mais difíceis e eu já comentei aqui em outro vídeo.
As pessoas veem os atletas quebrando nas ondas, fazendo parecer fácil, vêm mulheres e crianças surfando e acham que por isso é fácil kkkk, sim, eu já ouvi isso no mar, deu é dó de quem falou isso.
Surfar é muito difícil, principalmente por que depende de muitas variáveis e a maior delas é o mar, totalmente inconstante.
Além disso, exige disciplina, foco e constância, não se aprende a surfar em questão de dias, leva muito mais do que isso.
Só se aprender a surfar quando criança
Outra falácia é o oposto, que só se aprende a surfar quando criança. Eu sou prova viva de que não, comecei depois de veia e olha eu aqui fissurada no esporte!
É claro que é mais fácil quando se é criança, o corpo é outro e os medos também, no caso a falta de medos rs.
Mas é possível sim aprender a surfar depois, eu comecei aos 31 anos e foi uma das melhores decisões que tomei na vida.
Tem outra coisa, quando você aprende a surfar depois de adulto você valoriza muito mais algumas coisas que quando somos crianças não percebemos.
Digamos que já temos mais vivência para entender e encarar o surf de outra maneira, de forma mais madura.
Eh, maduros, mas que voltamos a ser crianças quando surfarmos rsrsrs.
Surfar é coisa de homem
Outra mentira é que surf é coisa de homem… kkkkkkkkkkk sério, não é.
O surf e o mar são para todos.
Não é coisa de homem e mulher que surfa não vira homem só por que surfa, tá? Vamos abrir essas cabecinhas, tem gente perdendo tempo demais nessa vida com pensamento de amendoim.
Surfistas não tem medo de tubarão
Outra mentira sobre o surf é que surfista não tem medo de tubarão hahaha.
Não só tem medo como sai correndo se achar que viu um, a diferença é que não deixamos os nossos medos nos congelar ou desistir do que queremos.
Por isso conseguimos surfar mesmo com medo de tubarão, água-viva, leão marinho, algas… hahaha.
Acontece que com o tempo a gente aprende a respeitar, o ambiente que é mar e seus habitantes. Nós somos os invasores do mar, eles estão no habitat deles.
Surfar é coisa de quem mora na praia
Na na não, olha eu aqui de novo para provar o contrário rs.
Moro e sempre morei na capital, aprendi a surfar morando na capital e devo continuar aqui por um bom tempo rs.
É claro que precisamos estar no mar para surfar rs, mas é por isso que quem mora na capital ou interior, se organiza para ir para a praia sempre que possível.
E arrisco a dizer que surfista que não mora na praia valoriza o surf ainda mais do que alguns que moram e não dão tanta bola.
Surf é coisa de maconheiro e desocupado
A 6ª mentira é que surf é coisa de maconheiro e desocupado. Sério, não dá nem vontade de argumentar com uma mentira dessas.
Esse tipo de pensamento é de mais 50 anos atrás e não sei por que cargas d’água existem pessoas que reproduzem isso.
Surf é um estilo de vida que inclusive traz muita qualidade de vida, além de ensinar muitas coisas, dentre elas, foco, determinação, perseverança, e por aí vai.
Quanto menor a prancha, melhor
A última mentira que vou comentar aqui nesse post é que “quanto menor a prancha, melhor”. Eu só pergunto: melhor para quê? Melhor para quem?
No surf não é a gente que tem que servir na prancha e sim a prancha que deve nos servir.
Seja o seu estilo de long ou de pranchinha, o tamanho da prancha ideal é aquele adequado para o seu nível, corpo e estilo de surf.
Leia também: Dá para aprender a surfar sozinho(a)?
Olha, existem várias outras mentiras sobre o surf, mas essas para mim são as principais. Tem alguma mentirasona que eu não comentei? Compartilha aqui nos comentários.
Fique ligado(a) se você curtiu pois toda quarta-feira tem post novo.
Aloha!