Maira Miyazawa

O que é a Corrente de Retorno e quais cuidados tomar

Hoje vamos falar especificamente da corrente de retorno e o que precisamos saber sobre ela para garantir nossa segurança e poder surfar mais tranquilos.

Eu já comentei sobre ela aqui mas como foi um pedido da minha amiga e inscrita no meu canal do Youtube, resolvi dedicar um post para esse assunto.

O que é a Corrente de Retorno

Essa corrente de retorno nada mais é do que o fluxo natural da água que chega na praia, precisando voltar de alguma forma para o mar.

Ela seguirá o curso natural pelos canais e espaços entre os bancos de areia do mar, ou pelos cantos.

Como identificar a Corrente de Retorno

Nós conseguimos perceber a corrente de retorno pelos pontos que estão quebrando menos ondas.

Quem não conhece a dinâmica do mar, acha que é um local tranquilo para ficar exatamente por parecer uma  “piscina”, mas aí que está o erro.

Os cantos das praias são os locais fixos das correntes, próximo das pedras, mas elas também podem ser vistas em outros pontos, pois depende da formação do fundo do mar, da direção da ondulação e também das condições.

A corrente normalmente tem uma coloração diferente, mais escura por estar em um local mais fundo e também por conta da movimentação de areia.

Também pode ser identificada por estar entre duas partes onde quebram ondas, formando aquele corredor entre os bancos de areia.

Aqui nesse esquema que peguei do site da Ibrasurf fica mais fácil de visualizar o que estou falando.

Nele vemos claramente a corrente e as suas partes: a boca, o pescoço e a cabeça da corrente.

Onde podemos ver também como é o fluxo da água que chega pelas ondas quebrando no banco de areia e voltando sentido à corrente.

Nessa foto, também do site da Ibrasuf, é possível ver na prática como a gente enxerga essa corrente.

Veja que parece um lugar tranquilo para se ficar, mas não é rs.

A Corrente é Amiga dos Surfistas

Com o tempo e a experiência no surf começamos a ver que a corrente é nossa amiga, pois é justamente por ela que fica mais fácil de entrar no mar e chegar no outside.

Ao entrarmos pela corrente é aproveitamos o movimento natural dela nos levando para o fundo e temos que saber quando sair dela, para chegarmos ao ponto certo no outside e não ser levado a mar aberto.

Mas lembrando que sempre temos que dar tempo ao tempo para não nos colocarmos em enrascadas.

Se você é iniciante, não tem obrigação de saber, por isso, não se arrisque sozinho.

E se não é tão iniciante assim mas também não se sente confortável para encarar, vai no seu tempo.

Entrar com alguém experiente e que ajude nesse momento pode ser uma forma que amenizar algum medo ou insegurança, mas só você poderá saber se está de boas para isso ou não.

Como Agir

  • Fique atento e sempre pegue um ponto de referência ao entrar no mar, para saber se está sendo levado ou não;
  • Nunca reme contra a corrente, parece ditado mas é a realidade haha, você só vai se cansar e não vai conseguir sair do lugar;
  • Nade perpendicular e/ou na diagonal a ela para conseguir sair;
  • Nade em direção às ondas quebrando, parece que não, mas é o lugar mais seguro para sair dela;
  • Se você ficar cansado ou com medo e não sabe o que fazer, não deixe de pedir ajuda. Não é vergonha para ninguém, melhor você sair seguro e vivo do que passar perrengue ou coisa pior por conta de orgulho.

Eu espero que essas dicas te ajudem a entender um pouco melhor sobre as correntes de retorno e se você curtiu fica ligado porque toda quarta-feira tem post novo.

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *