O que é Marketing de Performance?

Imagem ilustrativa com gráficos e números

O marketing de performance está diretamente ligado com as vendas de produtos ou serviços da sua empresa. 

É por meio dele que novas oportunidades de negócio surgem de forma mais assertiva e objetiva. 

Já ouviu termos como CPC, SEM e Ads? Eles estão envolvidos com o marketing de performance. 

O conceito do Marketing de Performance 

Marketing performance é o trabalho estritamente ligado ao retorno sobre o investimento de mídias e anúncios para a geração de leads de forma mais rápida e direta.  

De qualquer forma é uma ferramenta que precisa de estratégia para poder atrair os leads certos e que de fato gerarão vendas. 

Ao criar um anúncio é preciso ter claro o público-alvo, mensagem a ser transmitida, ação que se requer do usuário impactado. 

Por isso deve fazer parte de uma estratégia maior das ações de marketing e comunicação de um negócio. 

Qual a diferença do marketing de performance e Growth Marketing? 

Growth marketing é um termo mais recente e não está somente ligado aos resultados gerados por anúncios e investimentos para geração de leads. 

Ele engloba também ações orgânicas, bem como visa o retorno sobre o investimento mais a longo prazo do negócio. 

Em breve trarei mais detalhes sobre este termo aqui. 

Como eu sei se preciso melhorar minha empresa neste quesito? 

Mesmo que seus processos de marketing estejam 99% alinhados, que os seus investimentos em mídia estejam dando resultado, infelizmente ou felizmente, há sempre o que melhorar. 

Seja para melhorar a eficácia do investimento, seja para direcionar melhor os seus recursos ou somente para aperfeiçoar a sua estratégia. 

Isso porque o mercado, as pessoas e as demandas são dinâmicas e estão em constante evolução. 

O que funcionava há 6 meses pode não ser mais tão eficiente agora. 

Se você está feliz com seus resultados em performance já é um bom indicativo, porém, se você sente que há espaço para melhorar e você tem recurso para destinar para estas ferramentas, vale a pena ir atrás. 

Agora, há também o outro lado da moeda, de nada adianta investir em marketing de performance se você tem um orçamento reduzido e precisa alinhar outros passos do negócio e do marketing antes para que os resultados sejam efetivos. 

Por isso é necessário fazer uma avaliação de caso a caso, de acordo com a realidade de cada empresa. 

Quais os gastos relacionados ao marketing de performance? 

Investir em performance pode iniciar desde R$ 50,00 até valores a perder de vista. 

Cada plataforma e cada mídia tem o seu formato de precificação e por isso não é tão fácil estipular um valor de bate e pronto. 

O que normalmente acontece para empresas com pouco orçamento para este tipo de investimento, é definir o valor teto previamente e então estudar a melhor estratégia dentro deste valor. 

Assim garante maior efetividade, sem estourar o orçamento. 

Como devo acompanhar o trabalho de uma agência que está prestando este serviço para minha empresa? 

Se você está pensando em contratar uma agência para fazer o marketing de performance da sua empresa, ou até mesmo um freelancer, é importante entender como estes resultados serão apresentados. 

Alinhar os relatórios que você deverá receber periodicamente para poder acompanhar a evolução dos índices de performance. 

Podem ser relatórios tanto semanais quanto mensais que mostrem o valor proposto, o valor consumido e os resultados dos índices até então, seja o valor do CPC ou nº de impressões, por exemplo. 

Acima de tudo, é importante questionar o porquê dos resultados e quais os próximos passos para ele eles melhorem. 

Leia também: O que uma Consultoria de Marketing faz? 

Se você precisa de auxílio personalizado e que seja mais efetivo para a sua realidade, entre em contato para conversarmos. 

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