
E aí surfers belezinha? Como saber quando é hora de sair do mar?
Quando vi essa pergunta eu não sabia se era sério ou brincadeira, mas achei interessante falar disso aqui.
De fato, uma das coisas mais difíceis para um surfista, é pegar a saideira haha. Mas sim, mesmo que a gente não queira, existe um limite.
Tudo bem que muitas vezes é a única chance de estar no mar em muito tempo ou então que você sabe que não vai conseguir voltar tão cedo.
Mas extrapolar limites pode ser perigoso em alguns casos. E para isso, na verdade você terá que descobrir o seu, mas este post poderá te ajudar.
Escute o seu corpo
O sinal mais importante para a hora de sair será o seu corpo. E devo dizer que nem sempre ele estará em sincronia com o seu coração rs.
Saber ouvir o seu corpo será a chave para esta decisão.
Eu por exemplo, não costumava ouvir o meu corpo e isso fez com que eu desenvolvesse algumas lesões durante o início da minha vida no surf.
Corpo cansado
Dores fortes na lombar, ombros e cervical são comuns entre surfistas e ficar muito tempo no mar, sem ter o preparo físico para tal, pode te prejudicar.
Então ao ter sinais iniciais de muito cansaço, já se mexa para sair, ainda mais se for um dia de mar mais difícil.
Uma vez ouvi uma dica perfeita e guardo para mim desde então: guarde energia suficiente para conseguir sair do mar em uma condição difícil, imaginado que estará sem sua prancha ou com o leash estourado, por exemplo.
Parece exagerado, mas isso pode salvar a sua vida.
É sempre importante guardar um pouco de energia para sair do mar, para não passar por perrengues brabos.
Hoje em dia eu percebo que em torno de 2 horas de surf, meu corpo já começa a dar sinais de cansaço e é a hora que eu tenho que sair, tomar uma água, comer e dar uma descansada, mesmo que seja para voltar depois.
Até porque insistir nisso só fará eu vacar mais do que pegar ondas boas. Aprendi isso na marra rs.
Fome e sede
É bizarro eu ter que escrever isso mas eu sei que é necessário haha. Sinais como fome e sede são cruciais nessa decisão.
Eu sei que em mares clássicos a gente até perde a fome e a sede, mas às vezes estão lá e a gente ignora, é necessário sair para dar uma recuperada e voltar melhor.
Isso também garantirá que você surfe melhor, além de ser o sensato a fazer haha.
Um corpo mal alimentado e mal hidratado pode gerar câimbras, ficar fraco, entre outras coisas, e então te colocar em risco.
Condição do Mar
Outro sinal importante é a condição do mar.
Não adianta você querer insistir em surfar um mar totalmente mexido ou flat, por exemplo.
O mar está em constante mudança e pegar altas de manhã não quer dizer que você pegará altas à tarde.
Às vezes essa condição muda em questão de horas, com você dentro inclusive. Por isso é importante estar sempre atento para fazer valer a sua sessão.
Outra coisa que ajuda é dar uma olhada na previsão antes de cair.
Isso porque se na previsão a tendência é diminuir ou bagunçar o mar, ao estar lá dentro e você começar a perceber isso, já é o sinal para cair fora e evitar desgastes e frustrações.
Nada te impede de ficar em um mar ruim, mas a chance de você ter um surf frustrante é muito grande pois isso não depende de você neste caso.
Outro cenário é se ele começar a ficar maior ou mais barra pesada. Prestar atenção constantemente no mar te faz perceber isso e sair de emboscadas.
Já aconteceu comigo de eu ficar mais de 3 horas no mar e ele começar a aumentar e a ficar bem mais forte a ponto de eu ficar com medo de tentar sair.
Ficar atento a esses sinais também evita situações traumáticas, nesse caso, eu estava com um amigo que me ajudou a sair e a não me desesperar.
Hoje, caso algo semelhante acontecesse eu já estaria mais atenta para não cair nesta situação de novo.
Leia também: Como surfar melhor
Como saber quando é hora de sair do marQuando parece que não é seu dia
Você já passou por isso? Estava sedento(a) para surfar, chegou lá e viu altas ondas, mas não conseguia pegar uma se quer.
Todo mundo pegando altas, menos você.
Às vezes a melhor coisa é sair, dar uma respirada, observar o mar de novo e depois entrar com a mente resetada.
Já funcionou para mim e pode te ajudar, às vezes é ansiedade, às vezes falta de leitura do mar, às vezes os dois rs.
Eu pensei duas vezes antes de escrever este post, mas com o surf a gente volta a ser criança, a gente se desafia e a gente se diverte.
Por isso muitas vezes a gente não quer sair do mar, se levar à exaustão, fazendo se necessário um post desse haha.
E você, já teve alguma situação na qual exagerou no tempo surfando? Conta para a gente aqui nos comentários.
Aloha!