Se tem uma coisa é certeza no surf, é que você vai vacar, então confira aqui as dicas para você aprender a tomar uma vaca no surf com mais segurança.
Aprenda a Vacar em Posição de Bolinha
A primeira de todas é aprender a vacar em formato bolinha, encolhendo braços, pernas e protegendo a cabeça.
Enquanto você estiver no liquidificador principalmente, para se proteger da sua prancha e de outras que estiverem no meio do caminho.
É claro que muitas vezes as coisas acontecem muito rápido, mas ao internalizar que você precisa se proteger dos impactos, essa ação fica mais automática.
Existem momentos que isso não será possível, quando a gente embica de cara na água por exemplo, mas no geral, essa posição funciona bem.
Leia também: Como Não Embicar a Prancha
Vaca no surf – Não se desesperar para subir
Outra coisa é aprender a manter a calma, sem se desesperar para subir, uma porque você vai gastar energia e ar e outra porque não vai adiantar.
A força da água é maior do que a nossa, o negócio é deixá-la nos levar, deixa rodar, rodar, quando você sentir que a onda passou, aí sim busque o ar.
Uma forma de manter a calma, para pessoas ansiosas como eu rs, é treinar apneia, pois assim você entende como funciona essa mecânica e melhora a sua capacidade respiratória.
Aprenda a respirar
Sim, todo mundo sabe respirar, mas respirar bem e certo em qualquer exercício físico exige treino. Principalmente quando falamos do surf.
Saber respirar bem, mantendo a calma e enchendo o pulmão quando necessário, faz amenizar os efeitos psicológicos das vacas.
Por exemplo, se você não está respirando direito para remar em uma onda e vaca logo na sequência, você já caiu sem ar e despreparado.
A chance de você se desesperar é maior.
Para isso não acontecer, o ideal é manter uma boa respiração durante toda a sessão de surf.
Até treinar a sua apneia negativa (sem ar), pode te ajudar a entender os limites do seu corpo.
Proteger a cabeça ao tentar sair
Outra dica muito importante é: NUNCA esquecer de proteger a cabeça ao sair da água procurando ar.
Isso porque é normal acontecer da prancha estar em cima de você ou pior, voando na sua direção.
Sempre proteja a cabeça saindo da água.
Eu mesma já consegui me proteger assim, mas também já levei pranchada porque esqueci dessa regra básica e foi assustador.
Tente vacar longe da sua prancha
Em situações que você tem um pouco mais de controle ao vacar, por exemplo quando você está em cima da prancha, tente vacar longe dela.
Ao ver que vai cair, tente chutar a prancha para um lado de vá para o outro (claro que se não tiver ninguém na frente, néam? rs).
Isso porque você reduz a chance de ir para o liquidificador com ela.
Ou então quando você está dropando e percebe que vai dar ruim, também dá para empurrar ela para um lado e ir para o outro.
É tudo em uma fração de segundos, mas funciona.
Fortalecimento
Uma dica bônus é: o fortalecimento será seu aliado na prevenção de lesões também nas vacas.
Isso porque é um dos momentos mais impactantes do esporte e se seu corpo não está preparado para isso, pode dar ruim.
O fortalecimento faz bem para viver melhor, mas também na prevenção de lesões em situações como essas.
E você, tem alguma outra forma de se proteger ao vacar? Ou já se deu mal porque esqueceu alguma dessas dicas? Conta para a gente nos comentários.
Aloha!