Está procurando uma capa de prancha de surf? Fica aqui nesse post que eu vou te explicar as opções que você tem.
Comprar capa de prancha é bem simples mas existem algumas coisas que você pode prestar atenção, além do tamanho dela.
Tamanho e Formato Capa de Prancha de surf
O mais óbvio, além de saber o tamanho da sua prancha e se a capa é compatível com ela, é saber o formato.
Existem capas próprias para pranchinhas, funboards e para long, mas também existem pranchas, como a minha mini tank por exemplo, que precisou de uma capa especial, pois ela é bolachinha.
Por isso, a melhor coisa que eu fiz foi ter comprado ela junto, pois a minha prancha já era usada e tinham feito uma capa especial (sob medida).
Agora, se sua prancha é do formato padrão, não precisará se preocupar com isso.
Material da Capa
Outra coisa a se atentar é o tipo de proteção que você precisa, pois, existem as capas de pano, mas existem as mais resistentes.
Eu, por sempre pegar estrada, prefiro uma mais resistente, mas se você mora próximo e não viaje tanto, talvez não precise. Confira abaixo as opções:
Capa Toalha
Essa é a capa mais simples, de pano, e que chamamos de capa camisinha. Ela é mais fina e serve para proteger em um transporte mais curto. Ela até tem um reforço no bico, mas é uma proteção mais simples. Contudo, é a opção mais em conta.
Capa Refletiva
Como o próprio nome já sugere, é uma capa que ajuda a bloquear raios solares e tem alguma proteção térmica. Ela é mais resistente e mais reforçada do que a capa toalha. Tem fechamento com zíper e protege mais os lados, inclusive para uma queda. Eu prefiro esse tipo de capa por conta das minhas roadtrips e porque sou bem desastrada rs. Costuma ser o melhor custo benefício no meu caso.
Capa Térmica
Essa é a capa que mais protege contra o sol e o calor, mais resistente e com uma barreira física maior do que as outras. Se você costuma deixar sua prancha no sol (não faça isso rs) é melhor investir em uma capa mais elaborada como essa.
Capa sarcófago
Essa é a capa que você precisa ter para fazer viagens de avião, pois, além de ser uma exigência das companhias aéreas, ela é um reforço extra para o transporte que sabe se lá como vão cuidar da nossas pupilas.
Ela permite levar mais de uma prancha e é reforçada para segurar todas, além de ter fechamento propício para isso.
As mais caras possuem até rodinhas e que facilitam o seu trabalho no transporte. Se você viaja muito (quem me dera, hein? rs) vale a pena investir em uma dessas, mas, para a maior parte de nós reles mortais que usamos de uma vez ou outra, há a opção de alugar em algumas lojas ou então pegar emprestado mesmo, com um amigo ou uma amiga.
Qual capa de prancha de surf escolher?
Essa escolha vai depender do seu objetivo e da sua necessidade no transporte da prancha.
Se for mais para o dia a dia, sem deslocamento em estrada e de longa distância, uma capa toalha já resolve.
Mas se você vive de estrada em estrada para poder surfar, o ideal é investir em uma refletiva ou até térmica, dependendo da dinâmica da viagem (se você terá onde deixar a prancha mais protegida do sol ou não). Além do seu nível de cuidado com suas melhores amigas.
Agora, se for para viagem de avião, aí tem que ser uma sarcófago.
Eu, costumo até usar a minha refletiva dentro da sarcófago, quando cabe. Além de fazer todos os pararauês para embalar bem a prancha, como eu já expliquei nesse vídeo no meu canal do Youtube.
Ficou mais fácil escolher a capa para a sua prancha? Espero que sim!
Fique ligado nos próximos conteúdos, aloha!