Maira Miyazawa

Como escolher o melhor pico para surfar? 

Foto - Como escolher o melhor pico para surfar

No post de hoje vamos falar sobre como escolher o melhor pico para surfar. Dicas para iniciantes que te ajudarão bastante a ter um dia de surf bacana. 

Como escolher o melhor pico para surfar? Escolha o Pico de Acordo com o Seu Surf 

Se você é surfista de longboard, preferirá ondas mais cheias e gordas, que normalmente se encontram em praias de arrebentação lá longe. 

Já os de pranchinha, tendem a preferir uma onda com um pouco mais de forte e em pé, para ajudar nas manobras e na remada. 

Agora para os iniciantes, no geral, ondas mais cheias são melhores, uma vez que elas dão tempo para você fazer o que precisa, com calma. 

Isso se faz necessário quando ainda precisamos pensar para fazer os movimentos. 

E olha, apesar de eu não me considerar mais iniciante, amo um mar mais tranquilo com onda mais cheia para poder treinar as manobras. 

Assim consigo ter tempo para pensar e treinar os movimentos certos. 

Os big riders querem mares grandes e com aquelas cracas para sentir a adrenalina do drop. 

Por isso é importante você conhecer o seu estilo de surf, conseguirá buscar um mar de acordo com o que que praticar. 

Saiba que escolher o melhor pico pode não ser a mesma decisão para você e para o seu amigo ou sua amiga, isso porque vocês podem ter estilos bem diferentes de surf. 

Estude o Pico Antes 

Se você for buscar um lugar para uma trip ou um bate e volta, o importante é estudar sobre ele antes: 

Quais são os tipos de praia da região que você vai? 

Quais opções de onda tem? 

São picos de fácil acesso? 

Essas informações você consegue encontrar buscando na internet e com quem já foi, mas lembre-se, sempre importante considerar os fatos e não as preferências das pessoas. 

Para explicar melhor: eu tenho um amigo que AMA Maresias e ele sempre vai falar bem de lá, mas ele tem 20 anos de surf nas costas. 

Eu, por outro lado, já não surfo lá se estiver grande, prefiro um mar mais tranquilo. Então não posso levar em conta o que ele gosta, mas sim, o tipo de onda que tem lá: mais pesada, cavada e tubular. 

Assim fica mais fácil de tomar uma decisão. 

Pergunte para quem conhece a região 

Não saber é humano e perguntar não é demérito para ninguém, ainda mais se você nunca surfou pela região. 

Mas se você já está no local e não tem como pesquisar antes sobre as opções, uma opção é perguntar para um bombeiro ou uma escola de surf. 

Eles normalmente respondem numa boa porque conhecem bem e porque não vão querer você numa enrascada, até porque seriam eles que teriam que te salvar caso desse ruim kkk. 

Ouça os Outros mas Saiba Decidir 

É importante ouvir quem sabe e quem conhece, mas só você sabe do seu surf e dos seus limites, por isso, sempre tenha um pensamento crítico. 

Lembrando que se arriscar na medida certa é legal, mas desde que feito com segurança. 

Já encontrei muito marmanjo que adorava cag@r regra, só para mostrar que sabia e não estava nem aí se realmente estava ajudando ou não, querendo botar pilha. 

Às vezes não é nem por maldade, é por não ter empatia mesmo, por isso é importante ter senso crítico para não cair na ladainha dos outros. 

Veja a previsão de ondas 

A previsão nem sempre acerta, mas que ela é uma grande aliada isso é. Seja para saber do clima, seja para saber onde você está se metendo. 

Conhecimento é poder, mesmo que esteja um mar pequeno ou grande, é bom saber antes para direcionar a sua trip, isso porque você pode já pensar em alguns planos Bs. 

Eu por exemplo, quando a previsão está de mar grande, costumo ir direto para um pico que eu já sei que é mais protegido e que posso ter um surf mais tranquilo lá. 

Ao mesmo tempo que quando está pequeno, vou para um pico onde a onda é um pouco mais forte, mesmo quando está meio metrinho. 

Surfar sempre no mesmo lugar é legal e confortável, mas às vezes você pode ter melhores condições de surf se souber olhar antes. 

Analise o Mar 

E mesmo que você tenha visto a previsão, analise o mar antes de entrar. 

Uma porque previsão não é certeza, outra porque as condições podem mudar, às vezes em questão de minutos. 

Isso acontece bastante em troca de maré, por isso analisar o mar antes de entrar é sempre bom, assim você terá certeza de que está caindo na melhor opção. 

Como escolher o melhor pico para surfar? Tenha uma Estratégia 

 Parece discurso de coach haha, mas a verdade é que se você não tiver uma estratégia para fazer essa busca de pico, pode perder o melhor momento. 

Já aconteceu comigo, a gente demorou tanto para encontrar o melhor lugar que acabamos caindo tarde e perdemos o melhor momento hahaha. 

Triste mas acontece. Por isso hoje eu olho a previsão e quando vou já tenho um plano A, o B e o C, que é o meu limite, passou disso escolho entre esses e pronto. 

E aí, pronto para escolher o seu próximo pico de surf?  

Aloha! 

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *