Maira Miyazawa

5 Aprendizados das Minhas Primeiras Manobras no Surf 

Manobra no Surf

Hoje vou contar o que eu aprendi tentando fazer as minhas primeiras manobras no surf. Vamos falar de mais aprendizados nessa vida surfística.

Lembrando que eu não sou uma Tatiana Weston-Webb e nem um Gabriel Medina haha, mas é por isso que é legal, vou trazer a sensação de gente como a gente para vocês. 

Eu surfo há anos e não moro na praia, vivo de bate e volta e de trips para poder evoluir no surf, por isso, no momento que vi minhas primeiras manobras saindo, entrei em êxtase. 

Manobras no Surf Parecem Fáceis

A primeira coisa é que fazer manobra parece muito fácil, principalmente se você vive acompanhando os campeonatos e vendo vídeos de surf como eu. 

Puxa os braços para cá, força os pés para lá, dá uma agaixada e é isso. Hahahah doce ilusão que os prós fazem a gente acreditar. 

A verdade é que é mais difícil do que parece e o fato deles tirarem de letra é porque eles fazem isso desde pequenos, vivem e recebem para isso. 

São muitos movimentos coordenados que inclusive você pode até saber que tem que fazer, mas o seu corpo precisa de um tempo para aprender. 

Por isso o foco nos treinos ajuda muito para quem busca essa evolução. 

O Surf Skate Ajuda Muito

Inclusive uma das formas de treinar é o surf skate, para dias flats ou para quem não mora na praia. 

Ele ajuda a ter maior consciência corporal, entender o trabalho da troca de borda nas manobras e também a consciência da mola corporal. 

Para mim, ele começou a fazer sentido depois que eu entendi essa minha dificuldade de sincronizar os movimentos. 

Fazer Manobras no Surf com Consciência é Melhor

A minha primeira manobra de todas foi um início de cutback, onde o professor me deu algumas diretrizes de movimento de braços e cabeça. 

A manobra saiu e eu fiquei não chocada que eu nem acreditei que tinha conseguido fazer. Foi um momento mágico e muito importante, porque naquele momento o professor me mostrou que eu era capaz. 

Depois desse dia, demorei para conseguir tirar algo de novo, isso porque eu precisava entender de fato o movimento, para conseguir treinar a repetição e evoluir com ela. 

Então, quando ela saiu de novo, eu já tinha mais consciência corporal e achei demais ter conseguido fazer com toda a bagagem que adquiri. 

Parecia que minha mente estava explodindo na hora da manobra, de tanto que a ficha estava caindo haha. 

Essa minha primeira experiência foi incrível, mas saber fazer as manobras com consciência é vida!

Leia também: Boa Notícia :: Surf Mais Fácil

Assistir Vídeos de Surf Ajuda Muito 

E apesar de eu achar que os prós iludem a gente fazendo parecer fácil haha, eu concordo que assistir vídeos de surf para aprender as manobras ajuda muito. 

Isso porque mesmo sem o corpo ainda saber fazer, você j[a tem a diretriz do que precisa fazer. 

Treinando para isso, uma hora sua mente e corpo se conectam e tudo passa a funcionar. 

Seja vendo as competições e os replays em câmera lenta, seja vendo tutorial, eles ajudam a fixar os movimentos na mente para depois tentarmos reproduzi-los. 

Leitura de Onda é Primordial

Outra coisa muito importante é ter a leitura de onda, isso porque não adianta você tentar fazer um cutback em uma parte da onda mais oca e nem tentar um tudo em um mar gordo. 

Além de saber os tiposde ondas e mares, é importante ler a onda em si para saber qual é a melhor manobra que cabe alí. 

Tá vendo, mais um exemplo do porque o surf é tão difícil, se às vezes não temos nem tempo de ficar na onda direito, imagina treinar manobras específicas constantemente, 

Mas por outro lado, quando chegamos nesse ponto, é porque já nos divertimos bastante com ele, e é por isso que continuamos nesse relacionamento tóxico mais saudável que eu conheço hahhaha. 

Mas e você, lembra de como foram as suas primeiras manobras? Ou também está nesse momento de descobrir e treinar elas? Conta para a gente aqui nos comentários. 

Aloha! 

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *