E aí surfers, belezinha? Vim com uma polêmica aqui nesse post hoje, mas foi algo que me dei conta recentemente: não, o surf não é para todo mundo. O que é preciso para surfar?
O surf é sim democrático, é um esporte que pode ser praticado por todos os gêneros, idades, cor, tipos de corpo, etc.
Mas o surf não é para a aqueles que não sabem aprender com os erros, que não respeitam os outros, que se levam à sério demais…
São características comportamentais que podem separar os que surfam daqueles que provavelmente nunca vão surfar de verdade.
O que é preciso para surfar? Precisa ter determinação
Um dos principais requisitos para se tornar um ou uma surfista é ter determinação, isso porque o esporte não é brincadeira não.
É difícil, a evolução é lenta e ainda por cima tem as condições do mar para lidar.
Por isso que muitos que querem surfar por modinha, não vingam no esporte.
Já vi muita gente menosprezando surfistas e dizendo que o esporte é fácil, mas essa pessoa nunca nem tentou pisar em uma prancha.
Pimenta na rabeta dos outros é refresco, não é não?
Precisa saber não se levar tão a sério
Além da determinação, saber não se levar tão a sério é importante e precisa caminhar junto, se não, é frustração na certa.
Isso por que nesse esporte são muitas variáveis e nem tudo depende de nós, entender isso é importante para não se frustrar a ponto de desistir.
Precisa respeitar
Outra característica de um ou uma surfista, é ter respeito, seja pelos outros, pelos animais e pelo mar também.
Respeitar o outro deveria ser do ser humano mesmo, né? Mas tem gente que se supera rs.
No mar, o respeito precisa existir para que todos consigam surfar e se divertir numa boa.
Além disso, respeitar os animais também é básico, nós é que estamos no habitat deles e não o contrário.
E por último, mas não menos importante, o respeito pelo mar.
Ahhh amigos, se você não tem isso, ele te cospe para fora ou te engole com uma facilidade que vai fazer você não querer mais voltar tão cedo haha.
Precisa ser resiliente
Além da determinação que comentei lá no começo, ser resiliente é fundamental.
Porque no surf você encontra muitas dificuldades e se você desistir rápido, na primeira vaca séria, já não voltará mais.
É claro que existem problemas e problemas, né? Estou falando dos perrengues básicos do surf, não estou falando de problema de saúde, por exemplo, não vamos generalizar.
Precisa gostar do mar
Veja que eu não disse não ter medo, hein? Um pouco de medo quase todos nós temos, seja do mar, dos animais… mas se você não gostar do mar, dificilmente vingará no esporte.
Isso porque aprendemos que quanto mais entendemos ele, melhor lidamos e até evoluímos mais no surf.
Leitura de onda, maré, previsão, etc, tudo isso é complicado e se a gente não gosta, dificilmente aprende de verdade, e para surfar as melhores ondas, temos que saber (ou perguntar para quem sabe rsrs).
É um aprendizado contínuo, eu mesma não tinha interesse nenhum nisso quando comecei a surfar, achava que tinha onda em qualquer mar e era só cair com a prancha.
Por isso já quase me afoguei ahahaaha e conto mais aqui nesse post.
Com o tempo fui aprendendo a analisar melhor, e cada dia aprendo mais. Me considero muito mais preparada para surfar do que antes.
É claro que a gente nunca vai saber 100% de tudo, mas gostar do mar faz a gente querer aprender cada vez mais e isso só nos ajuda.
Mas e você, o que acha? Qual característica não pode faltar em um ou uma surfista?
Se você curtiu o conteúdo fique ligado para acompanhar os próximos posts.
Aloha!