Maira Miyazawa

Como melhorar o seu marketing pessoal?

Marketing Pessoal

Tem gente que se promove muito bem e tem gente que fica com raiva, mas a verdade é que o marketing pessoal é importante e vamos falar dele aqui hoje. 

O clichê “você é uma marca” faz sentido no mercado de trabalho, seja como freelancer, empregado ou empreendedor. 

Para conseguir um job, um freelancer precisa saber se vender, para defender uma ideia um colaborador também e para um empreendedor a importância é ainda maior, uma vez que seus negócios dependem disso. 

Cuide do seu branding 

É por isso que precisamos sim nos importar com a percepção que os outros têm de nós, comunicação não é o que eu falo, mas sim o que o outro entende, mas falaremos disso mais adiante. 

A verdade é que não devemos ficar paranoicos, é claro, mas dar importância na medida certa à nossa imagem influencia positivamente os outros e consequentemente o nosso trabalho. 

As pessoas querem se relacionar com quem acreditam, confiam e conhecem. 

Para você cuidar da sua marca, vai muito além do que vestir ou dizer, é saber se posicionar e qual o seu propósito. 

É ter claro seus valores e crenças e saber passar isso para os outros. 

Clareza na comunicação e consistência 

Por isso a clareza na comunicação e a consistência são tão importantes. 

Ter clareza na comunicação é garantir que a mensagem que você quer passar chegue da forma certa para os outros. 

Já a consistência faz você conquistar a confiança das pessoas, uma vez que manter a palavra é uma das coisas mais nobres de um ser humano. 

Assim como uma marca, nós deixamos impressões para os outros e essas impressões que influenciarão na tomada de decisão delas, seja para te contratar ou para comprar algo de você, nem que seja uma ideia de projeto. 

Um bom marketing pessoal fará bem para o seu negócio 

Por isso que saber se vender e saber fazer o seu marketing pessoal faz bem para você e para o seu negócio. 

Vamos deixar de lado aquela percepção errada de que marketing pessoal é algo pejorativo, existem pessoas que fazem demais e acabam realmente não se ajudando. 

Isso por que não sustentam o seu discurso e uma hora a máscara cai. 

Estamos falando aqui do marketing pessoal do bem, o necessário para fazer você conseguir boas relações do trabalho, novas oportunidades e empregos, por exemplo. 

Credibilidade e confiança 

No caso das pessoas que só tem o gogó e não se bancam, cedo ou tarde são descobertas. 

Por isso a consistência no discurso e o alinhamento com o seu propósito são tão importantes, isso ajudará a construir a sua credibilidade e a confiança dos outros. 

Às vezes não é questão de ser assim, ou assado, certo ou errado, é apenas o alinhamento de valores que fará com que esse networking seja criado, fortalecendo a sua rede. 

Essa rede pode ser até de familiares e amigos, não somente do mercado de trabalho. 

Dicas para começar a melhorar o seu marketing pessoal: 

Busque o autoconhecimento e entenda o seu propósito e valores; 

Comece a treinar uma comunicação mais assertiva com os outros, nem que seja no seu círculo de amizades, inicialmente; 

Trabalhe o seu visual alinhado com o seu propósito, mas também de forma que atenda à necessidade do ambiente, seja mais formal ou mais despojado. Ter essa flexibilidade é importante. 

Procure mostrar mais o seu trabalho, ser executor é importante, mas mostrar o que faz te ajudará a crescer. 

São passos simples que ajudarão na mudança a longo prazo. 

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