Que a internet faz parte da maior parte do dia a dia das pessoas atualmente não temos dúvidas, mas por que é tão importante sermos ominichannel?
Esse conceito é antigo mas nunca foi tão atual, ser ominichannel é estar presente em diversos canais de contato com o cliente, independente se on ou offline.
Essa premissa não serve somente para médias e grandes empresas, é importante para os pequenos negócios e profissionais liberais também.
Ser visto para ser lembrado
Mostrar o seu produto ou o seu serviço é tão importante quanto fazê-lo, de que adianta ter um produto incrível ou um serviço impecável se as pessoas não conhecem?
O ambiente digital é o espaço mais democrático que temos atualmente para pessoas e empresas exporem seus conteúdos.
Se mostrar é a premissa básica para comunicar os seus serviços, certo? Sem isso não temos para quem vender e então não fechamos a conta.
É o clássico “ser visto para ser lembrando” e então comprado.
Construção de marca
Mas não somente por isso, estar em evidência também ajuda a marcar presença na mente das pessoas em um mundo tão cheio de informação.
Ao ser constantemente impactado positivamente por uma marca, o consumidor passa a ter uma relação de maior confiança com ela.
Antigamente a confiança era no fio do bigode, hoje em dia muitas coisas impactam na percepção do cliente com relação às marcas.
Essa confiança é uma das questões mais importantes que fará o cliente optar pelo seu produto e serviço, principalmente.
Além disso, quanto maior valor o cliente percebe na sua marca, mais ele estará disposto a pagar.
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Concorrência acirrada
O que nos faz entrar em outra questão que é a concorrência, que está extremamente acirrada em um mercado tão competitivo.
Esse valor agregado em sua marca é o mesmo que fará você se destacar da concorrência, ajudando a sua marca se diferenciar na mente do consumidor.
Atrair clientes baixando o preço é uma das estratégias possíveis, mas é sempre uma possibilidade limitada, uma vez que temos nossos custos a serem cobertos e também canibaliza o mercado.
E se destacar somente pelo preço baixo, a longo prazo pode impactar negativamente a sua marca, se esse não foi o seu posicionamento estratégico.
A princípio pode parecer o caminho mais “fácil”, mas não agrega valor por sí só, pelo contrário.
Omnichannel
Ok, mas e por que o digital é tão importante nisso tudo e por que ser ominichannel?
A pandemia acelerou o processo de transformação digital que já estava acontecendo e o comportamento do consumidor mudou consideravelmente.
Hoje em dia são poucas as pessoas que consomem um produto ou um serviço sem antes pesquisar na internet.
O processo de “indicação” de uma marca ou serviço se modernizou e hoje é possível buscar referências sobre ela de forma muito mais fácil.
Estar presente nos canais digitais hoje em dia também é sinônimo de transparência e credibilidade, visto que os consumidores estão muito mais críticos e ativos.
Quem se mostra não tem o que esconder e, sabendo cuidar da sua comunicação e imagem, gera maior conexão com o público-alvo.
Além disso, ser visto em diversos canais de contato (tanto presencial, quanto digital) mostra consistência e reforça a seriedade do negócio.
Um estudo realizado pela CX Trends 2022 relata que 42% dos consumidores misturam canais off e online em sua jornada de compra, adquirindo um produto pela internet e retirando uma loja física, por exemplo.
Os novos tempos mostram novas formas de compra e a necessidade dos negócios se atualizarem, mais do que nunca.