Maira Miyazawa

Ser ominichannel faz tanta diferença assim? 

Ominichannel

Que a internet faz parte da maior parte do dia a dia das pessoas atualmente não temos dúvidas, mas por que é tão importante sermos ominichannel? 

Esse conceito é antigo mas nunca foi tão atual, ser ominichannel é estar presente em diversos canais de contato com o cliente, independente se on ou offline.

Essa premissa não serve somente para médias e grandes empresas, é importante para os pequenos negócios e profissionais liberais também. 

Ser visto para ser lembrado 

Mostrar o seu produto ou o seu serviço é tão importante quanto fazê-lo, de que adianta ter um produto incrível ou um serviço impecável se as pessoas não conhecem? 

O ambiente digital é o espaço mais democrático que temos atualmente para pessoas e empresas exporem seus conteúdos. 

Se mostrar é a premissa básica para comunicar os seus serviços, certo? Sem isso não temos para quem vender e então não fechamos a conta. 

É o clássico “ser visto para ser lembrando” e então comprado. 

Construção de marca  

Mas não somente por isso, estar em evidência também ajuda a marcar presença na mente das pessoas em um mundo tão cheio de informação. 

Ao ser constantemente impactado positivamente por uma marca, o consumidor passa a ter uma relação de maior confiança com ela. 

Antigamente a confiança era no fio do bigode, hoje em dia muitas coisas impactam na percepção do cliente com relação às marcas. 

Essa confiança é uma das questões mais importantes que fará o cliente optar pelo seu produto e serviço, principalmente. 

Além disso, quanto maior valor o cliente percebe na sua marca, mais ele estará disposto a pagar. 

Leia também: O que é marketing de conteúdo?

Concorrência acirrada 

O que nos faz entrar em outra questão que é a concorrência, que está extremamente acirrada em um mercado tão competitivo. 

Esse valor agregado em sua marca é o mesmo que fará você se destacar da concorrência, ajudando a sua marca se diferenciar na mente do consumidor. 

Atrair clientes baixando o preço é uma das estratégias possíveis, mas é sempre uma possibilidade limitada, uma vez que temos nossos custos a serem cobertos e também canibaliza o mercado. 

E se destacar somente pelo preço baixo, a longo prazo pode impactar negativamente a sua marca, se esse não foi o seu posicionamento estratégico. 

A princípio pode parecer o caminho mais “fácil”, mas não agrega valor por sí só, pelo contrário. 

Omnichannel 

Ok, mas e por que o digital é tão importante nisso tudo e por que ser ominichannel?

A pandemia acelerou o processo de transformação digital que já estava acontecendo e o comportamento do consumidor mudou consideravelmente. 

Hoje em dia são poucas as pessoas que consomem um produto ou um serviço sem antes pesquisar na internet.  

O processo de “indicação” de uma marca ou serviço se modernizou e hoje é possível buscar referências sobre ela de forma muito mais fácil. 

Estar presente nos canais digitais hoje em dia também é sinônimo de transparência e credibilidade, visto que os consumidores estão muito mais críticos e ativos. 

Quem se mostra não tem o que esconder e, sabendo cuidar da sua comunicação e imagem, gera maior conexão com o público-alvo. 

Além disso, ser visto em diversos canais de contato (tanto presencial, quanto digital) mostra consistência e reforça a seriedade do negócio. 

Um estudo realizado pela CX Trends 2022 relata que 42% dos consumidores misturam canais off e online em sua jornada de compra, adquirindo um produto pela internet e retirando uma loja física, por exemplo. 

Os novos tempos mostram novas formas de compra e a necessidade dos negócios se atualizarem, mais do que nunca. 

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