Maira Miyazawa

Como Ler a Previsão de Ondas

Como ler a previsão de ondas? Essa é a pergunta de um milhão de dólares hahaha, principalmente para quem mora longe da praia e quer saber se o surf vai valer a viagem.

Ver a previsão não é algo simples porque depende de muitas variáveis e por isso confunde muita gente.

Por isso, vou reunir aqui os principais pontos que a gente tem que ficar ligado na hora de fazer a consulta e que me ajudam bastante a ter uma noção de qual pico vou cair.

Vale lembrar que a previsão é uma previsão hahaha e tem a sua margem de erro do ibope então não podemos levar a ferro e fogo, mas já dá uma boa ajuda.

Existem vários sites e aplicativos de previsão de ondas, assim como o Waves, Windguru, Surfguru e eu particularmente prefiro o Surfguru pois para mim, ele costuma ser mais assertivo e mais fácil de interpretar.

Vamos aos principais indicadores:

Altura (Tamanho da Onda)

Aqui a gente confere se o surf será de boas ou se temos que nos preocupar com o tamanho da encrenca haha.

Esse é o item mais fácil de ler, porque é bem claro. Até 0.5 é quando a gente não cria muita expectativa, de 0.5 a 1m começa a ficar divertido e acima de 1m é quando pode ser um surf um pouco mais tenso.

No Surfguru, ele dá a média do tamanho e o quanto elas podem chegar, na maior da série, por exemplo.

Período

Contado em segundo, o período é o tempo médio entre as ondas. Normalmente, quanto maior o período, maior a força da onda e quanto menor, mais fraca e mais mexido estará o mar.

Isso é real gente, lembro de uma vez que estava a previsão de meio metro na Baleia e o período bem longo, nas primeiras ondas comprovei isso, cada onda parecia um golpe do oceano haha.

Um período médio legal é acima de 8s, porque menor do que isso, a chance do mar está bem bagunçado é grande, aí as ondas não vem com a formação legal, não tem parede boa, fecham demais…

Direção

Temos que saber a direção, para saber se as ondas vão chegar no pico mesmo, porque cada pico recebe uma direção de ondulação por conta da sua posição.

Você consegue saber  qual a melhor ondulação do pico, vendo no mapinha.

Vento

Se vocês já viram meus outros posts já sabem que o melhor vento para o surf é o terral, né?

Bem a grosso modo, a direção ideal do vento, é aquela contrária da direção da ondulação.

E no Surfguru ele ajuda a dar essa leitura pela legenda do gráfico, diferenciando nas cores.

O verdinho é o vento terral, o azul é um vento fraco, o laranja é o vento cruzado e o vermelho é o maral, o pior de todos.

Mais do que a direção, a gente tem que ficar ligado na força do vento, porque ventos acima de 10 nós costuma já atrapalhar na formação das ondas e mesmo que seja um vento terral, se for muito forte, não será legal.

Calmaaa, você acha que acabou? Ainda tem mais variável aqui para essa conta hahaha.

Maré

Eu demorei para saber que a maré influencia e muito na formação das ondas, porque é algo que não se fala tanto.

Mas a maré seca pode deixar aquele meio metro amigo, em um meio metro assassino na bancada, dependendo do pico.

A maré seca deixa as ondas mais cavadas e deixando a bancada mais exposta, o que pode  deixar o surf perigoso. Exigindo drops mais ágeis e um surf mais do pé.

Já a maré alta deixa as ondas mais gordinhas e dependendo do pico pode facilitar o surf, principalmente naqueles picos mais quebra coco.

É muita coisa, né? Muita variável… por isso que leitura de previsão de ondas não é algo fácil e costuma melhorar com o tempo.

Para mim começou a ficar mais fácil quando eu comecei a prestar atenção se o que estava na previsão era o que eu via na praia e entender no mar como tudo aquilo estava influenciando no surf.

Energia e Potência da Onda

Um outro indicativo que pode ser legal olhar também, é a energia e potência da onda.

Isso ajuda a ter ideia do tamanho da encrenca que iremos enfrentar hahaha, principalmente se você não conhece o pico.

Pode tomar como base o pico que costuma ir e comparar.

Juntamos tudo isso, com o seu tipo e nível de surf também.

Como ler a previsão de ondas

Tipos de ondas e Nível de Surf

Por exemplo, eu que surf de pranchinha, prefiro cair em picos com ondas um pouco mais cavadas, já longboarders, tendem a preferir ondas mais gordinhas porque está mais de acordo com o estilo de surf.

E como eu já falei em outro post aqui, um surfista iniciante tem que tomar cuidado quando ouve de um experiente que tem  ALLLTAS ondas rolando, porque muitas vezes, altas ondas para ele, não quer dizer para você.

Devemos sempre respeitar nossos limites e surfar de acordo com o nosso nível de experiência para que seja uma sessão divertida e proveitosa.

Ondas grandes não são necessariamente sinônimo de altas ondas,  mais vale um meio metro com formação boa do que um metro de fechadeira.

Por fim, eu sempre acho que vale a queda, mas a previsão de ondas ajuda muito a saber quais são os picos mais propícios e também para que a gente não chegue lá desavisado.

Espero que esse post te ajude a entender um pouco mais e, se você curtiu, fique ligado porque toda quarta-feita tem conteúdo novo.

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *