Olha, cuidar da prancha de surf é simples e não pode deixar de ser feito por que é isso que vai garantir maior durabilidade do material.
Então aqui vão 8 dicas para você que quer deixar a sua companheira nos trinques.
Usar capa
A primeira dica é: guarde a prancha em capas protetoras principalmente na hora de transportá-las.
Deixar elas ao vento e sem proteção não é uma boa por que elas ficam muito expostas e a chance de algo bater nelas e trincar é grande.
Pode ser uma capa refletiva ou até aquelas atoalhadas já ajudam para transporte no rack.
Agora, se a viagem for de avião, aí o cuidado é triplicado por que sabemos o cuidado que as companhias aéreas tem, né? Nenhum, no caso.
Eu já fiz um vídeo falando como embalar uma prancha para despachar e vou deixar o link aqui caso queira conferir.
Lavar com água doce
Sempre dê um jeito de lavar a sua prancha com água doce antes de guardá-las, é irônico mas a água com sal estraga a prancha e guardar ela assim não é uma boa.
Não deixar ela no sol
Outra ironia, é que deixar a prancha no sol também estraga ela rs.
Além de a pintura desbotar, você corre o risco do material retrair e a sua prancha empenar por exemplo ou criar bolhas, então deixa a coitada sempre na sombra e na água fresca rs.

Não deixar ela dentro do carro no sol
Deixar a prancha dentro do carro também não é uma boa quando está sol por que ele vira uma estufa e esturrica a prancha também…
Além de sombra e água fresca, a bichinha precisa respirar também rs.
Apoie ela bem
Se não estiverem seguras, o ideal é prendê-las com algo para que não corra o risco de bater um vento e ela cair.
Qualquer vento pode derrubar ela facilmente e se quer cuidar da prancha de surf direitinho, deixe ela bem apoiada ou presa.
Cuidado ao prender ela no rack
Usar o rack no carro é a forma mais segura e legal de transportar uma prancha, porém precisa ter cuidado na hora de amarrá-las, por que se você prender forte demais, pode comprometer o material ou até trincar a prancha, então fica de olho nisso.
O leash e o ziper da capa por exemplo, se pressionados contra a prancha na hora de amarrar, podem trincar ela.
Evitar ficar tirando as quilhas
Ficar tirando as quilhas sem necessidade é ruim por que pode espanar o copinho e aí ele deixa de ser efetivo para segurar os parafusos e consequentemente as quilhas.
Então, se puder, não as tire. Mas é claro, tem horas que não dá, né? Se você vai viajar com 3 prancha uma em cima da outra aí tem que tirar mesmo.
Leve para arrumar o quanto antes
Quando a gente quebra, ou mesmo que só trinque a prancha, temos que mandar arrumar o quanto antes, por que se não corremos o risco de entrar água.
O risco da água dentro da prancha é ela ficar mais pesada e estragar o material por dentro, reduzindo o tempo de vida dela.
É isso galerinha, espero que essas dicas te ajudem, e se tiver algum outro cuidado com a prancha que eu não falei aqui me conta nos comentários para os coleguinhas surfers saberem também.
Espero que tenha curtido o conteúdo e fica ligado por que toda quarta-feira tem post novo.
Aloha!