Maira Miyazawa

Surf Mais Seguro :: Evite Atropelar ou ser Atropelado

Você tem medo de atropelar alguém ou ser atropelado no surf? Então fica aqui comigo que eu vou dar algumas dicas para evitar isso e ter um surf mais seguro.

Aqui eu reuni algumas dicas que são coisas que eu faço, me ajudaram e ainda ajudam a evitar atropelamentos no surf rs.

A gente sabe que o surf é perigoso e por isso temos que tomar o máximo de cuidado possível, com isso, surfamos mais tranquilos e evitamos colocar os outros em risco também.

Busque ajuda

As escolas de surf normalmente conseguem espaços melhores para quem está aprendendo e o próprio professor (quando é bom) te auxilia nisso, ou te orientando ou pedindo para que os outros deem licença.

Tenha controle da prancha

Essa aqui parece óbvio, né? Haha mas estou falando de controlar a prancha quando você ainda nem deitou nela.

Isso por que quando começamos, não temos tanta familiaridade com a nossa amiga prancha e deixamos ela meio solta no mar e isso é perigoso.

Surf Mais Seguro. Evite Atropelar ou ser Atropelado

Uma onda leva ela fácil e pode pegar em você ou nos outros, por isso é importante saber segurá-la.

Quando ela estiver na água, sempre deixe ela apontada com o bico para o outside, na perpendicular às ondas, assim é mais difícil de controlá-la.

E segure ela com uma mão na parte de trás (no deck) e a outra mais para o meio, assim você conseguirá controla melhor seus movimentos.

Importante frisar: nunca segure ela pelo leash, por que a força da onda pode levar ela com tudo e o leash enroscar na sua mão ou no seu dedo, podendo até quebrá-lo (o seu dedo, não o leash). Vai por isso, isso é bem comum.

Nesse caso é melhor deixar ela ir, desde que não tenha ninguém atrás…

Busque locais ou horários mais vazios

Por isso vem a outra dica: busque locais e horários mais vazios, isso vai te dar mais tranquilidade e liberdade para surfar.

É difícil ver a praia vazia, principalmente no verão, mas você consegue horários mais cedo ou até mais tarde, quando não tem tanta gente.

Avise que está aprendendo

Acredite, tem gente q não tem noção nenhuma do surf e nem sabe o quanto é perigoso, principalmente os banhistas.

Cansei de ver banhista me olhando surfar, achando o máximo, e bem na minha frente… sem saber que eu não tinha controle nenhum sobre a prancha hahaha.

Mal sabiam o risco que estavam correndo kkk, por isso eu sempre avisava que estava aprendendo, a pessoa podia até continuar lá (afinal a praia é de todos), mas pelo menos estava ciente dos termos e condições rs.

Para um surf mais seguro, se posicione bem

Ao remar para o outside, procure não ficar atrás de ninguém e nem na frente, por que quando vem a série é aquele deus nos acuda.

Ainda mais se não souber dar o joelhinho ou fazer a tartaruguinha… é surfista para um lado, prancha para outro, por isso, tome uma distância segura dos outros.

Ao sentar para esperar a série, busque não ficar na frente e nem atrás de ninguém também, por que na hora de remar na onda parece que a gente fica cego na fúria para entrar nela e só vê que tem gente depois que dropa.

Aí só o universo para ajudar mesmo rs.

Saia da onda antes de chegar perto das pessoas

E quando estamos em cima da prancha, para evitar atropelar alguém, saia da onda antes de chegar perto das pessoas.

Seja quando ainda está para dropar ou quando já está em pé nela.

Isso por que se você deixar para desviar em cima da hora a chance de perder o controle da prancha é grande.

Fora que quando saímos da prancha, ela normalmente sai desgovernada até que o leash segure ela, por isso é importante você sair da onda antes de chegar perto das pessoas.

Saia da linha de tiro

Para evitar ser atropelado, o ideal é que você entre pelo canal do pico que é por onde é mais fácil entrar, pois, exige menos remada e não tem onda para as pessoas droparem.

Mas se por acaso não houver um canal, entre por fora do pico, onde as pessoas não estão dropando por que a chance de você atravessar alguém surfando é grande.

Ainda assim, se não tiver jeito (tem gente por todos os lados), fure ou passe a onda pela parte que já quebrou (pela espuma) e não na parte que está abrindo.

Assim você sai frente de quem já dropou a onda.

Lembre-se, muitas vezes não é só você que está aprendendo, não podemos confiar 100% no controle que as pessoas tem das suas pranchas.

Manter o surf mais seguro depende de todos nós.

Saiba desviar

Essa dica de sempre ir pela espuma é boa por que já te direciona para onde tem que fugir.

Porém às vezes dá ruim e a pessoa já está quase em cima de você e aí o negócio é se proteger.

Vou dar um exemplo: Uma vez eu estava levando uma série na cabeça e depois da segunda, vi em cima da hora que uma amiga estava dropado na de trás (ela não tinha me visto por que eu estava passando a onda).

Resumo, não ia dar tempo de eu sair remando por que ela já estava perto e o que fiz foi soltar a prancha, afundar o máximo possível e proteger a minha cabeça.

Ela, literalmente, passou por cima de mim, mas dessa vez deu tudo certo e nada aconteceu nem comigo e nem com ela.

Poderia ter dado errado? Poderia, mas é por isso que temos que nos preparar e saber como se comportar nesses momentos de perrengue e conseguir pensar rápido.

Com um surf mais seguro, todos ganham

Assim, com o tempo, vamos melhorando o controle sobre nossa prancha e também  como nos mantermos mais seguros, dentro do possível.

Se gostou desse post sugiro dar uma olhadinha nesse aqui, onde falo sobre ganhar mais confiança no surf.

Espero que tenha curtido, fique ligado nos próximos posts e até semana que vem!

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *