Maira Miyazawa

Dá para Surfar sem Óculos?

Semana passada, me perguntaram no Youtube, como eu fazia para surfar se eu uso óculos.

Eu tenho quase 5 graus de astigmatismo e aproximadamente 2 graus de miopia em cada olho e desde sempre surfo sem óculos e sem lente.

Óculos faz falta?

Faz falta sim e em algumas situações pode ficar complicado, como em dias muito nublados ou fim de tarde, já escurecendo.

Aí já começa a ficar perigoso como uma vez que eu não conseguia sair do mar no Peru por que eu não enxergava o lugar que era para sair (longe das pedras).

Mas já sabendo disso, hoje em dia evito ficar em situações assim e sigo surfando.

Por hora não consigo fazer a cirurgia e não quero usar lentes.

Por que não uso lentes de contato?

A questão da lente é controversa por que nenhum médico recomenda mas todo mundo usa. Porém, como mamãe sempre diz, eu não sou todo mundo kkk.

O risco da lente, além de cair, é o de você contrair uma bactéria que pode cegar, por isso evito ao máximo.

Não vou dizer que nunca vou usar mas prefiro evitar o máximo possível.

Uma por que eu não posso usar lentes normais aquelas de um dia só, precisam ser as tóricas gelatinosas (que custam mais caro) e complica a higienização.

Outra por que a chance de eu perdê-las no mar é grande, pois quase sempre abro o olho debaixo d’água.

Como faço para surfar mesmo assim?

Então sigo surfando cegueta e, como disse, faz falta enxergar mas não deixa de ser divertido.

Na minha opinião, vale mais a pena surfar cegueta do que não surfar hehe.

Dá para surfar sem óculos?

É claro que cada caso é um caso, tem gente com mais grau do que eu e ficaria inviável entrar sem nada, por isso, nesse caso valeria pesar o custo x benefício da lente ou da cirurgia.

No início não impactava tanto para falar a verdade, começou a complicar quando ganhei mais autonomia e ir surfar em lugares diferentes e em mares maiores.

Ver a série lá do fundo é coisa rara para mim, só consigo enxergar quando ela está chegando e por isso já me posiciono meio lá, meio cá, para já ficar de prontidão.

É preciso algumas adaptações para surfar sem óculos

Enxergar a série e a leitura do mar são extremamente importantes, por isso com o tempo acabei desenvolvendo outras formas de perceber e entender a dinâmica do mar: pela movimentação da água e pela movimentação do crowd por exemplo.

Outra coisa, já cansei de avisar os conhecidos, não sou metida no outside, mas é que não enxergo mesmo haha.

Sempre me forço a lembrar de pegar os pontos de referência para não deixar de perceber se estiver sendo arrastada e em mares mais agitados a atenção redobra.

Sim, isso já aconteceu, fui arrastada pela correnteza e não percebi na hora, o que me salvou foi que percebi a água em temperatura e movimentos diferentes.

Essas adaptações são necessárias para não nos colocarmos em riscos maiores do que já existem no mar. Mas repito, é possível sim dependendo do seu grau.

Outra possibilidade

Já cheguei a pesquisar a possibilidade de fazer óculos para esportes aquáticos

Entendo que nesse caso há risco de os óculos saírem no mar ou até mesmo de machucar um caldo mais forte, por exemplo, mas como nunca usei não posso dar certeza.

Isso pessoal, dá um joinha para apoiar a surfista cegueta aqui haha e se inscreve no canal por que toda quarta-feira tem vídeo novo.

Aloha!

Gostou? Compartilhe :D

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *