Quantas vezes você não se sentiu acuadx e com aquela sensação de que você não é bem vindx no outside?
Fiz questão de escrever com “x” por que apesar de ser uma sensação mais recorrente em mulheres, muito homens também já se sentiram assim.
É muito importante falarmos sobre isso, vem comigo!
O outside não te dá boas vindas
Infelizmente o outside não é um lugar acolhedor, não bastando o surf já ser um esporte desafiador, o ambiente muitas vezes não ajuda.
É recorrente ouvirmos falar de localismo e de pessoas que não respeitam quem está começando. Você já se sentiu assim? Pois saiba que não está sozinho.
O que eu percebi é que muitos dos surfistas que se dizem “raíz” adoram esse tipo de pensamento e lutam pela antiga mentalidade do surf: machista, rude e individualista.
Engraçado que isso vai totalmente contra a vibe do surf, porém, ainda existem pessoas que pensam assim, infelizmente.
Não é raro nos depararmos com caras fechadas, xingamentos e palavras desencorajadoras no outside, porém, não podemos nos deixar abalar.
Posicionamento é Tudo
O posicionamento é importante tanto para surfar quanto para “sobreviver” no outside.
Se por um lado existem muitas pessoas que gostam de conversar e são educadas, por outro ainda existem muitas que acham que são donas das ondas e do mar.
E eu nem estou falando dos locais… muitos nem moram na praia e só por estarem todo o final de semana no mesmo pico acham que são os donos.
Porém, se posicionar quando nos deparamos com esses caras é fundamental. E eu não estou falando de arranjar briga, hein? Rs mas sim de conquistar o seu espaço também, afinal, o mar é de todos.
Chegar no outside com educação e cumprimentar todos é um bom começo, não precisa virar BFFs, mas educação é bom e pode ajudar a quebrar o gelo.
Respeitar as regras de prioridade também é importante e fundamental. Não queremos dar razão para nos odiarem, certo? rs
Respeito é fundamental
Mas é claro que às vezes foge do nosso controle e uma rabeada ou outra às vezes acontece até sem querer, principalmente com os iniciantes e deixar isso claro para o outro é importante.
Pedir desculpas e reconhecer o erro não é vergonha para ninguém, inclusive mostra maturidade.
Agora, se ainda sim o outro arrumar confusão é por que ele é encrenqueiro e nesse caso é melhor sair de perto. Dar corda para esse tipo de gente só piora e pode azedar a sua sessão de surf.
Dica: Se você é iniciante e não sabe as regras básicas de prioridade e comportamento é muito importante saber!
Mas também existe muita gente legal
O outsite não é só feito de gente ruim rsrs, existe muita gente legal por aí e às vezes o que falta é só aquela quebrada de gelo.
Eu mesma já conheci amigos no outside que surfam comigo até hoje, melhor ainda, são ótimas companhias para as surftrips.
Estar aberto a conhecer gente nova só agrega e vale muito a pena!
E você? Já teve alguma experiência ruim no outside?
Outros Posts:
Como Viajar Todo o Final de Semana;
5 Perguntas e Respostas Sobre Surf (Para Quem Não Surfa);
Como Começar a Surfar?