É engraçado que mesmo nos dias de surf que consideramos ruins, ainda existe evolução, porque o surf sempre ensina.
Uma vez ouvi de uma amiga que ela não gosta de passar perrengue, mas é justamente nesses dias que sinto as maiores evoluções.
Ontem foi um dia de mar relativamente bom em Riviera de São Lourenço: meio metrão (algumas de 1m com certeza), pouco vento e terral, mesmo nessa época de verão.
Exatamente por essas condições que o crowd estava intenso, tinha muita gente mesmo, mais surfista na água do que banhista na areia haha.
Enfrentando nossos medos
Essa foi a minha primeira experiência sozinha em um mar maior e tão cheio, por isso escolhi ficar mais para o fundo, para não ser atropelada pelos fissurados sangue nos olhos e evitar atropelar outros.
Mas depois de mais ou menos 1h30 no mar, ainda não tinha pego nenhuma onda… elas estavam engordando e o meu posicionamento estava ruim.
Fiquei naquela discussão interna de enfrentar o crowd ou “ficar segura” no fundo e aos poucos fui me aproximado da muvuca.
Passei por alguns momentos tensos de quase atropelos e “vou remar nessa com outras 3 pessoas, tentar desviar desses outros 4 na frente e ver no que dá”, mas pelo menos surfei.
As ondas que peguei foram ondas que considerei ok na hora, boas mas nada espetacular… levei uma vaca sinistra e fiquei girando no liquidificador alguns segundos e dela eu saí feliz hahahah, isso é surf!!
Sensação de Frustração
Ao sair do mar sentia a sensação de frustração mesmo com todas essas lições aprendidas e depois me toquei o porquê:
Há algumas semanas eu tive a sensação de ter pego a melhor onda da minha vida e inconscientemente queria que todas as próximas fossem assim.
Tanto que na semana passada quase nem entrei no mar “porque estava pequeno”, um nojo, né? Hahaha.
Ontem foi um dia esclarecedor do quanto as minhas expectativas estavam altas: a sessão foi demais e eu estava saindo decepcionada do mar.
É por isso que o Surf Sempre Ensina…
A verdade é que o surf é exatamente isso, dias bons, dias ruins, dias espetaculares e aprendizado sempre.
É por isso que amo tanto esse esporte, me desafio o tempo inteiro e quase sempre consigo tirar o melhor das situações, mesmo quando os sentimentos não são os melhores.
Tenho claro o tamanho da minha evolução desde que comecei e sou muita grata por tantos aprendizados e momentos incríveis que o surf proporciona, exigindo o meu máximo de preparação física e psicológica.
Leia mais: Qual o Melhor Treino para o Surf?
Bora para a próxima sessão!!
No final de semana que vem farei o curso de Apneia tão esperado por mim rs e postarei a resenha aqui no blog.
Aloha!